Irlam Rocha Lima
postado em 27/01/2015 08:02
Léo Gandelman não está entre os professores da 37; edição do Curso Internacional de Verão (Civebra), mas, amanhã, entre 8h e 11h, ele ministra um workshop incorporado à programação do evento, no Teatro Carlos Galvão, da Escola de Música de Brasília. Durante a aula, o consagrado saxofonista carioca falará sobre mercado, produção musical e processo de criação. O foco da conversa, entretanto, será o instrumento do qual é um mestre.
;Compor, arranjar, gravar, produzir e fazer show são os aspectos que proporcionam maior visibilidade ao meu trabalho. Mas, ao longo de quase 40 anos de carreira, tenho estado à frente de workshops tanto no Brasil quanto no exterior;, afirma Léo. ;Esse contato com pessoas, geralmente mais jovens, ávidas por informações ligadas à atividade do músico me agrada bastante. Até porque acaba havendo, também, uma saudável troca de experiências;, acrescenta.
Esta é a primeira vez que o instrumentista ; mesmo indiretamente ;, toma parte do Civebra. ;Sei da importância desse curso, que congrega estudantes e professores de música do Brasil e do exterior. Estou feliz por poder trazer minha contribuição aos participantes. Isso foi possível pelo apoio que recebi da Grilo Musical;, destaca. A oficina é basicamente teórica, mas, no final, Léo exibirá seu talento mostrando, ao sax, composições autorais e clássicos da MPB.
No segundo semestre de 2014, o saxofonista esteve na cidade para lançar o álbum Música de fronteira, no Espaço Cultural do Choro. Ele fará o mesmo recital em 7 de fevereiro, na Sala Cecília Meirelles, no Rio de Janeiro, ao lado do jovem pianista Eduardo Farias. ;Brasília é um lugar em que toco bastante, principalmente nos projetos do Clube do Choro. Já fui também solista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional;, lembra.
[SAIBAMAIS]Há 30 anos, Léo participou da primeira edição do Rock in Rio, acompanhando Lulu Santos e Blitz. No festival de 2011, ele tocou na Rock Street, um dos espaços da Cidade do Rock. ;Acabei de receber o convite para me apresentar no Rock in Rio Las Vegas, em maio. Pelo mesmo palco passarão, na noite de amanhã, Pepeu Gomes e o saxofonista pernambucano Spock;, anuncia. ;Vou ter a companhia de Alberto Continentino (baixo), Antônio Neves (bateria), Eduardo Farias (teclados) e Miguel Gandelman (sax), meu filho, que mora em Los Angeles e integra as bandas de Usher e Stevie Wonder;, complementa.
Léo Gandelman
Workshop do saxofonista amanhã, das 8h às 11h, no Teatro da Escola de Música de Brasília (L2 Sul, Quadra 602), como parte da programação do 37; Curso Internacional de Verão. Entrada franca. Classificação indicativa livre.