Diversão e Arte

Bob Marley completaria 70 anos em 2015; artistas comentam legado do cantor

O reggae, o maior legado artístico do jamaicano, continua a ser cultuado em todo o mundo

postado em 04/02/2015 08:00
O reggae, o maior legado artístico do jamaicano, continua a ser cultuado em todo o mundo

As cores vermelho, amarelo e verde. A erva. A folha de cinco pontas. O rasta. Os dreads. Jamaica. ;Bem que eu me lembro, da gente sentado ali; .; Bob Marley. Nesta semana, quando o compositor e cantor completaria 70 anos, seu nome será anunciado pelos quatro cantos. Principalmente na próxima sexta-feira, 6, dia de nascimento do maior expositor do movimento reggae. Com uma mensagem de paz e uma filosofia de vida própria, Bob morreu aos 36 anos, em 1981, como uma das figuras míticas do século 20.

[SAIBAMAIS]Desde o dia 1; de fevereiro, a Jamaica tem comemorado intensamente o aniversário de seu filho mais ilustre. A cidade de Negril preparou um festival com duração de seis dias, até sexta-feira. Entre os atrativos estão vídeos inéditos do astro ao lado da banda The Wailers, que serão projetados para o público. As imagens foram captadas durante um show em Boston (EUA), em 1978, e liberadas pela família para a comemoração. Depois, o concerto será comercializado em CD e DVD. Estão ocorrendo também apresentações todas as noites, desde o começo do mês, com músicos locais, e a cidade tem recebido turistas de todas as partes do mundo.

;Sou sempre questionado sobre a importância do reggae. Bob Marley, para a Jamaica e o turismo no país, tem um valor incomensurável;, declarou recentemente o ministro do turismo e entretenimento do país, Wykeham McNeill. ;Ele falou sobre coisas que tocaram as vidas do homem comum. Cantou sobre revolução, liberdade, que são valores sem prazo de validade. Temos de dar os créditos a ele por tudo que conquistou;, continuou.

[VIDEO1]

O Bob Marley Museum, em Kingston, capital da Jamaica, apresentará, no dia 6, um simpósio sobre a influência do reggae na música, na moda e na cultura. Além disso, o museu do Grammy declarou o 6 de fevereiro como o Dia de Bob Marley na instituição.

Entidade
;Um grande orixá;. É assim que o músico baiano-brasiliense Renato Matos, de 62 anos, define a figura de Bob Marley, uma de suas maiores influências. ;Ele é um entidade. Como todos os grandes mestres, veio dar seu recado de paz e harmonia, que supera qualquer livrinho de autoajuda. Veio dar um tapa de luva no sistema;, acredita Matos. O artista era adolescente quando adentrou os navios estrangeiros que ancoravam no porto de Salvador e pôde ouvir, pela primeira, os sons da Jamaica que as rádios sintonizavam. ;Foi uma paixão, algo que me completou.;

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação