Diversão e Arte

Designer Andre Levy transforma moedas em obras de arte

O projeto Tales You Lose faz com que as pequenas peças de metal virem plataforma da expressão artística

Adriana Izel
postado em 04/02/2015 08:02
Sabe aquelas moedas que ficam no fundo da mala após uma viagem? Elas foram a inspiração para que o designer paulistano Andre Levy, mais conhecido como Zhion, criasse o projeto Tales You Lose . A proposta nasceu há dois anos, quando Levy, que mora em Frankfurt desde 2011, veio ao Brasil para uma visita. No retorno à Alemanha, o artista percebeu que estava com alguns centavos esquecidos no bolso. ;Foi quando me dei conta de que, se quisesse desfrutar daqueles trocados, teria que criar meu próprio uso para eles. Na época, percebi que aqueles pequenos objetos eram repetições de um mesmo tema, pequenas esculturas cujo significado tinha ficado para trás (no passado ou em algum outro lugar). Vi então uma oportunidade de trazer mais individualidade àqueles rostos usando cores;, explica.

[FOTO381183]

[SAIBAMAIS]A partir daí, Levy começou a pintar as pequenas moedas com ícones da cultura pop ; música, cinema, games e quadrinhos ; que o rodeavam. Assim surgiram os trocados com rostos de artistas, como Amy Winehouse e Conchita Wust; de intelectuais, como Albert Eisntein; ou ainda de personagens famosos, como Capitão América e Chapolin Colorado. ;Em meu processo de criação, muitas moedas inspiram os personagens que receberão, mas o oposto também ocorre. Já aconteceu de segurar um personagem por meses até encontrar a moeda ideal;, completa Levy.

Desde o início do projeto, Andre Levy pintou cerca de 200 moedas de diferentes continentes. Os trocados vêm de várias maneiras: de doações de amigos a aquisição em mercado de pulgas. ;Hoje, tenho um bom estoque de moedas de vários países, mas não me canso de me surpreender com novos rostos em minhas pesquisas;, afirma.

Para pintar os rostos nas moedas, o artista utiliza lupa, pincéis pequenos e tinta esmalte. Normalmente não há um rascunho do personagem que será desenhado. Levy costuma produzir as peças simultaneamente por conta do tempo de secagem da tinta e também da complexidade da imagem.

Quatro perguntas // Andre Levy

Como surgiu a ideia de fazer desenhos em moedas?

Depois de visitar o Brasil após minha mudança, acabei trazendo alguns centavos esquecidas no bolso. Quando fui guardar as moedas vi que já tinha algumas outras lá, também esquecidas de outras viagens. Foi quando me dei conta de que se quisesse desfrutar daqueles trocados ia ter que criar meu próprio uso para eles. Na época percebi que aqueles pequenos objetos eram repetições de um mesmo tema, pequenas esculturas cujo significado tinha ficado para trás (no passado ou em algum outro lugar). Vi então uma oportunidade de trazer mais individualidade àqueles rostos usando cores. Nós seres humanos estamos cansados de fazer o mesmo com nossos corpos, seja mudando a cor ou corte dos cabelos, se maquilando, usando tatuagens ou seguindo tendências da moda. Mas para sobrepor aqueles vultos históricos eu precisava de personagens com histórias tão fortes e interessantes quanto as originais. Escolher ícones da cultura pop foi a solução que encontrei para alterar não apenas a aparência das moedas, mas também minha relação pessoal com aqueles objetos.

Como é a escolha dos personagens que serão desenhados?

Música, cinema, games, quadrinhos sempre me rodearam e influenciaram meu trabalho. Sou fascinado por ícones, e pelo poder do visual na configuração de uma identidade. Os personagens desse universo que escolhi como fonte possuem narrativas tão relacionadas à sua imagem que se deixam transportar para outros rostos. Em meu processo de criação, muitas moedas inspiram os personagens que vão receber, mas o oposto também ocorre. Já aconteceu de segurar um personagem por meses até encontrar a moeda ideal.

Qual é a técnica usada para fazer os desenhos nas moedas?

Utilizo os mesmos equipamentos que adeptos do modelismo usam, uma lupa, pincéis bem pequenos e tinta esmalte. Comecei com uma paleta bem limitada mas hoje misturo minhas próprias cores e experimento mais. Como regra não faço rascunhos antes de começar um personagem. Geralmente produzo as moedas simultaneamente, e algumas ficam semanas em minha prancheta esperando pela próxima camada de cor. Como o tempo de secagem da tinta é longo, o tempo de produção varia bastante de peça para peça, dependendo da complexidade.

Além das moedas você também tem outros trabalhos de arte?

Desde antes do nascimento de Tales You Lose venho desenvolvendo outros trabalhos autorais. Meus outros projetos transitam pela ilustração digital e street art, e de alguma forma se encontram no meio do caminho. Em meus trabalhos mais recentes procuro representar o elemento humano com um olhar mais abstrato. Ao representar figuras cujos corpos são incompletos, tento trazer a tona elementos mais psíquicos que físicos. Nesse contexto elementos culturais e de gênero são subvertidos e muitas vezes neutralizados. Quando comecei a criar esses personagens, senti que eles precisavam de seu próprio espaço para viver. Foi aí que comecei a transformá-los em stickers e colagens na cidade onde vivo. É o caso das caixinhas de leite, que chamo de Milfies (um trocadilho com "milk" e "MILF" expressão em inglês para mamães sexys).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação