postado em 04/02/2015 12:31
São Paulo - O maior soulman da história da música brasileira será o homenageado da quarta edição do projeto Nivea Viva. Para celebrar o grande ícone, foram escolhidos os cantores Criolo e Ivete Sangalo. Os shows gratuitos acontecem entre abril e junho em oito cidades. Brasília recebe o concerto em 14 de junho, no Parque da Cidade.
O projeto foi lançado na manhã desta quarta-feira (4/2), em uma casa de eventos da capital paulista, com a presença de Ivete Sangalo, Criolo, Carmelo Maia, filho de Tim, Monique Gardenberg, a diretora artística, e Daniel Ganjaman, o diretor musical. Segundo Monique, uma das preocupações era escolher artistas que pudessem passar toda a autenticidade da raiz negra de Tim.
;Escuto Tim Maia desde os tempos de bailinho no colégio. Ele traz essa memória, do meu bairro, da minha quebrada. Fiquei emocionado ao conhecer o filho dele;, contou Criolo. ;Tim representa o brasileiro que correu atrás de seus sonhos apesar de todas as adversidades, acho que esse é o gesto que fica. Estou prestes a completar 40 anos e ter essa oportunidade é muito especial para mim;, completou.
Ivete Sangalo também foi só alegria. ;Quando recebi o convite fiquei felicíssima. Tim é um artista que está inserido na minha vida, nas minhas emoções. Ele era um cantador do amor, um cara divertido. Me identifico muito com ele na forma leve de levar a vida, e também no balanço. Sempre curti primeiro o balanço das músicas para depois mergulhar na poesia;, disse a cantora, que aproveitou para elogiar Criolo. ;Apesar de ter muito anos de carreira, ele é um cara que vem para fazer a gente respirar;.
Ainda não há informações sobre o repertório, mas Ganjaman garantiu que não tem como fugir dos sucessos. ;É muito difícil fechar o que é o repertório de um gênio. Às vezes, associa-se o sucesso a algo que não tem conteúdo, mas no caso de Tim é o contrário. Foi o conteúdo de suas músicas que fez com que elas se tornassem famosas. Essa seleção está sendo fácil e difícil ao mesmo tempo;, contou o produtor dos celebrados álbuns de Criolo, que afirmou que uma conversa do rap com o soul é mais do que possível. ;Você pode passar por qualquer tipo de música através dos samples. Algumas dessas misturas serão inevitáveis;, brincou.
A banda será formada por 14 músicos (quatro sopros, piano, baixo, bateria, percussão, guitarra, teclados e quatro backing vocals). Ao ser perguntando sobre uma possível participação de Paulinho Guitarra, um dos membros mais importantes da banda de Tim, no projeto, Carmelo foi direto: ;Paulinho esperou meu pai morrer para processa-lo. Segundo o mandamento Maia, qualquer pessoa que faz isso é excluída das nossas vidas;.
Datas dos shows:
Porto Alegre (12 de abril)
Recife (26 de abril)
Salvador (24 de maio)
Fortaleza (31 de maio)
Brasília (14 de junho)
Rio de Janeiro (21 de junho)
São Paulo (28 de junho)
*A repórter viajou a convite do Nivea Viva