Diversão e Arte

Filme 'Sherlock Holmes' conquista crítica em Berlim

Bill Condon destaca do filme uma mensagem a não ser ignorada - a de não viver realmente, deixando passar as oportunidades de se realizar na vida

Rui Martins - Especial para o Correio
postado em 08/02/2015 19:58
A crítica adorou o filme mostrando um outro Sherlock Holmes diferente do imaginado nos livros de Conan Doyle. Um Holmes vivido por um conhecido ator inglês, Ian McKellen, que já havia participado de leituras pelo rádio, na BBC, de textos contando as aventuras do maior detetive do mundo.

O realizador do filme Mister Holmes é o inglês Bill Condon, baseado numa novela de Mitch Cullin, narrando um outro perfil do antigo morador de Baker Street. A novela mostrava um outro perfil do detetive, vivendo no Sussex e com a idade de 93 anos, preferindo o cigarro ao cachimbo e sem usar o chapéu que lhe põem sempre na cabeça.


Bill Condon destaca do filme uma mensagem a não ser ignorada - a de não viver realmente, deixando passar as oportunidades de se realizar na vida. E o velho Holmes no balanço final da existência viu que nunca tinha se engajado com alguém e nunca tivera tempo para amar. Embora um tanto tarde, Holmes tentar corrigir.

Como o velho Holmes dedicou sua vida, depois de aposentado como detetive, à apicultura, o ator Ian McKellen precisou viver cenas com as abelhas. "Tomei curso de apicultura com um dirigente dessa categoria de profissionais, sei como retirar o mel e sou orgulhoso de uma coisa: nunca fui picado pelas abelhas. As abelhas são um modelo de sociedade diferente da nossa, cada uma delas vive para a coletividade sem individualismo".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação