[FOTO384903]
Cerimônias de premiação costumam se tornar tediosas pelo longo período de duração. No entanto, o 57; Grammy Awards, que teve o britânico de 22 anos Sam Smith como o maior vencedor (quatro grammys) e um retorno triunfante de Madonna, fez um esforço genuíno para manter o show palatável para a audiência que ficou acordada até a madrugada.
[SAIBAMAIS]Excelentes e inusitadas parcerias deram um toque especial à cerimônia, entre elas Hozier e Annie Lennox (cantando Take me to Church e I put a Spell on You); Jessie J e Tom Jones (que cantaram You;ve Lost that Lovely Feeling em homenagem aos Righteous Brothers) e Lady Gaga e Tony Bennet, que apresentaram a canção Cheek to Cheek, do aclamado álbum de mesmo nome.
Além dessas parcerias, performances individuais também agitaram a premiação. Uma das que mais chamou atenção foi a apresentação de Madonna, que fez uma impecável performance do novo single, Living for Love. A cantora fez jus à fama de diva do pop em uma apresentação cheia de coreografias e efeitos especiais, colocando todos os presentes no Staples Center para dançar ao som de uma música que lembra os melhores momentos dos hits dançantes dos anos 80 lançados pela veterana. A cantora, aliás, já vinha causando mesmo antes de subir ao palco, quando levantou a parte debaixo da roupa Givenchy para mostrar o bumbum aos presentes.
Kanye West, acostumado a ideias mirabolantes, apostou no intimismo para cantar o novo single, Only One, em homenagem à filha North West. A música foi feita em parceria com Paul McCartney, que, no entanto, só deu as caras no palco quando apresentou, ao lado de Rihanna e do próprio Kanye, FourFiveSeconds, que estará no próximo álbum da cantora de Barbados.
Uma das performances mais elaboradas foi a de Sia. A cantora, que ficou de costas durante a apresentação, reproduziu o clipe de Chandelier ao vivo com a dançarina Maddie Ziegler, de 12 anos e a atriz Kristen Wiig, como uma peça de teatro.
Vencedor da noite
Sobre os premiados, Sam Smith foi o grande vencedor da noite com quatro Grammys. Se a acusação de plágio causou alguma dúvida sobre sua coroação, essa foi rapidamente dissipada, já que o britânico levou o primeiro prêmio da noite, o de Artista Revelação. O novato de 22 anos ainda foi premiado com os principais gramofones, de Melhor Álbum Pop Vocal, Composição e Gravação do Ano (com direito a alfinetada ao ex), além de ter feito uma apresentação impecável do sucesso Stay With Me ao lado de Mary J. Blige.
Uma das grandes surpresas da noite foi Beck ter superado os favoritos Beyoncé e Sam Smith e ter levado o gramofone de Álbum do ano por Morning Phase.
Um dos momentos mais tocantes da noite aconteceu quando a cerimônia prestou homenagem às vítimas de violência doméstica. Após uma breve mensagem do presidente Barack Obama, uma sobrevivente da violência doméstica subiu ao palco e prestou depoimento sobre a sua história de abuso. O tributo foi finalizado com uma sensível e emocionante performance de Katy Perry da música By the Grace of God, do álbum Prism.
Confira os vencedores das principais categorias:
Gravação do Ano
Stay With Me - Sam Smith
Álbum do Ano
Morning Phase - Beck
Canção do ano
Stay With Me - Sam Smith
Artista revelação
Sam Smith
Performance solo pop
Happy - Pharrell Williams
Álbum vocal pop
In The Lonely Hour - Sam Smith
Álbum de rock
Morning Phase - Beck
Performance de R
Drunk In Love (Feat. Jay Z) - Beyoncé
Álbum country
Platinum - Miranda Lambert