A temporada de 2015 da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS) tem início nesta terça-feira (10/2) com uma série de concertos que celebrarão os 200 anos do nascimento de Dom Bosco. Durante oito meses, a orquestra realizará pelo menos uma apresentação por mês na igreja Dom Bosco, com um programa que começa com o Concerto de Brandemburgo n; 3, a Suíte Orquestral n; 2 em Si Menor, de Johann Sebastian Bach e a Sinfonia n; 5, de Franz Schubert.
;Dom Bosco é o padroeiro da cidade, sonhou com Brasília, então acho adequado fazer concertos celebrando essa figura. Ao mesmo tempo, tem a igreja. É uma forma de ligar a questão cultural à turística;, diz Claudio Cohen, maestro da orquestra.
[SAIBAMAIS]Ele cita a tradição de as orquestras europeias realizarem concertos em igrejas e fazerem disso uma atração turística como uma ideia inspiradora dos Concertos Dom Bosco. ;E achei que podia voltar às duas ideias: o personagem de Dom Bosco, a beleza da igreja e um repertório clássico barroco. A igreja tem acústica boa, é bem centralizada. Já fizemos dois concertos lá e é uma forma de fazer a orquestra circular mais.;
Com o Teatro Nacional em reforma e depois de um ano ocupando o teatro Pedro Calmon durante os concertos semanais, a orquestra passa a ensaiar regularmente em uma sala do Centro de Convenções. O espaço será também a sede dos concertos regulares durante este ano, programados para acontecer no auditório de 800 lugares. ;A Secretaria de Cultura fechou um acordo com a Secretaria de Turismo. Claro, a gente sabe que existe uma demanda comercial do espaço e a gente vai se enquadrar nisso aí;, avisa Cohen.
O programa para o primeiro semestre ainda não está fechado, mas alguns convidados já estão certos. Em 10 de março, quando a orquestra realiza a segunda apresentação do Ciclo Dom Bosco, o programa terá o Concerto para violoncelo, de Anton Dvorak, com o violoncelista tcheco Jan Zalud como convidado. Em maio, será a vez da violista Jidka Hostroza e do Concerto Europeu, que todo ano faz parte da programação da orquestra. Para este ano, também está programada a quinta edição do Festival de Ópera, além de visitas a outros palcos em parques, escolas e hospitais.
Concertos de Dom Bosco ; Concerto de Abertura de Temporada da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro
Com Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. Regente: Claudio Cohen. Nesta terça-feira (10/2), às 20h, no Santuário Dom Bosco (Avenida W3 Sul, quadra 702, Bloco B, s/n). Entrada franca