Diversão e Arte

Artistas da cidade investem em videoclipes para se lançarem nacionalmente

As produções são de estilos variados

Adriana Izel
postado em 19/02/2015 08:00
O grupo Não Seja Por Isso escolheu o Morro do Vidigal para o cenário do clipe de estreia

A crise da indústria fonográfica e o surgimento da internet mudaram a forma dos artistas divulgarem suas carreiras, principalmente, no caso de cantores e bandas fora do eixo Rio-São Paulo, onde estão as grandes gravadoras. Com o objetivo de derrubar essa barreira, os artistas foram atrás de estratégias para alavancar as produções nacionalmente.

Desde o último ano, os artistas brasilienses apostaram no lançamento de clipes de faixas autorais para ganhar repercussão na internet, um terreno com custos mais baixos e que dá oportunidade para todos. Na semana passada, por exemplo, o cantor Paulo Henri divulgou em plataformas digitais o vídeo da canção Vírus do amor aproveitando o momento bom para o axé por conta do carnaval. Em quatro dias, o clipe já tinha mais de mil visualizações no YouTube. ;Vejo que há uma, hoje, uma certa dificuldade em se trabalhar um CD. A internet tem um espaço muito grande. Acho que a ideia de contar uma história por meio de uma música prende a atenção do ouvinte. Eu quis pegar esse filão do mercado;, explica o artista.

[VIDEO2]

As imagens foram captadas em Salvador. No vídeo, as cenas de Paulo Henri cantando se dividem com os takes de pessoas sendo contagiadas pelo ;vírus do amor;. A escolha por tomadas do cantor sozinho tem a ver com o fato de que assim o espectador pode associar a canção ao brasiliense. ;É claro que ao investir num trabalho desse, estamos pensando em uma carreira com mais projeção. A ideia era que tivesse uma repercussão em Brasília, mas fora dela também. Um ponto forte do clipe é que você mata a curiosidade do ouvinte em relação ao intérprete. Para quem está começando é importante criar essa associação da imagem;, comenta Henri, que deve gravar um disco em breve com a nova faixa e mais versões de hits consagrados da axé music por nomes como Ivete Sangalo e Chiclete com Banana.

Em ascensão
No ano passado, o grupo de samba e pagode Não Seja Por Isso, formado por João Marcelo (percussão e voz), Thiago Amaral (vocal) e Eduardo Navarro (cavaquinho), resolveu alçar um voo mais alto ao produzir o clipe Vou te conquistar. A gravação dirigida por Bruno Fioravanti, que já trabalhou com artistas como Luan Santana e Arlindo Cruz, foi realizada no Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro, e contou com participação de uma das dançarinas do programa global Esquenta!.

[VIDEO1]

Assim como o vídeo de Paulo Henri, a produção traz imagens do trio, além de cenas em que contam a história da canção. O desejo de transformar a música em algo visual foi o que motivou a criação do videoclipe. ;Quando comecei nos anos 1990, eu já tinha essa ideia de fazer videoclipes e sempre senti falta disso no segmento do samba e do pagode. Quando escrevi Vou te conquistar, pensei em uma história visual e escrevi o roteiro de uma maneira contrária a esse mercado de ostentação;, afirma João Marcelo, o vocalista da banda.

Emília Monteiro - Veneno de cobra
[VIDEO3]

Wagner Simão - É hoje
[VIDEO4]

Dillo - Em Cruz Ilhada
[VIDEO5]

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação