Diversão e Arte

Documentário sobre o trabalho de Sebastião Salgado é indicado ao Oscar

Escrito e dirigido pelo alemão Wim Wenders e por Juliano Ribeiro Salgado, filho do fotógrafo, "O sal da terra" acompanha o fotógrafo em sua trajetória pelo planeta

Agência France-Presse
postado em 20/02/2015 09:12
Los Angeles - O filme sobre o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, "O sal da terra", foi indicado ao Oscar de melhor documentário, categoria na qual competirá com "Citizenfour", sobre o ex-analista de Inteligência americano Edward Snowden.

Escrito e dirigido pelo alemão Wim Wenders ("Pina", "Buena Vista Social Club") e por Juliano Ribeiro Salgado, filho do fotógrafo, "O sal da terra" acompanha Sebastião Salgado em sua trajetória pelo planeta. No ano passado, o filme ganhou o Prêmio Especial do Júri "Um certo olhar" no Festival de Cannes, conquistou o Prêmio de Público em San Sebastián e concorre por um Spirit de cinema independente.

[SAIBAMAIS]Na briga pela desejada estatueta, o documentário enfrenta "Citizenfour", sobre o ex-analista de Inteligência terceirizado da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês), responsável pelo vazamento de documentos sigilosos sobre a atividades de vigilância e monitoramento global dos Estados Unidos.



Dirigido pela americana Laura Poitras e com produção-executiva de Steven Soderbergh, o filme conta como Snowden expôs os documentos da NSA, vazando para o jornal britânico "The Guardian" e o americano "The Washington Post". Também disputam o Oscar de melhor documentário "Last Days in Vietnam", "Finding Vivian Maier" e a produção do Netflix "Virunga".

A temporada de prêmios de Hollywood termina com a entrega dos Oscars em 22 de fevereiro, no Teatro Dolby, em Los Angeles.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação