Diversão e Arte

Entenda como funciona o processo de escolha dos concorrentes ao Oscar

A 87ª edição da cerimônia ocorre neste domingo (22/2)

postado em 21/02/2015 08:04
Imagem mostra os preparativos da cerimônia deste domingo (22/2)

Para além do glamour do tapete vermelho, existe um longo processo de votação que culmina com a abertura dos envelopes na noite de gala do Oscar. Tudo começa com a escolha dos indicado pelos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, uma sociedade formada em 1927 que atualmente conta com mais de 6 mil membros entre profissionais de diferentes áreas da indústria.

[SAIBAMAIS]A votação para os indicados em cada categoria é feita tanto com cédulas de papel quanto on-line. O processo, conduzido pela consultora PricewaterhouseCoopers há 80 anos, começa no final de dezembro. Os membros devem nomear cinco indicados, em ordem de preferência, na categoria que corresponde à sua área de atuação. A excessão é a categoria de melhor filme, para a qual todos os participantes da Academia podem votar. Após a contagem de votos, os indicados oficiais são anunciados em janeiro.

A votação para a escolha do vencedor é mais simples. Toda a Academia pode votar em cada uma das categorias. O processo de contagem nessa etapa dura apenas três dias. Para que o filme seja elegível ao Oscar ele deve cumprir alguns requisitos: a produção deve ter mais de 40 minutos de duração e deve ter sido exibida comercialmente em Los Angeles por pelo menos sete dias. Filmes que tiveram sua estreia na tevê ou na Internet estão automaticamente fora da competição.

Acompanhe a cobertuda do Oscar 2015 pelo @cbonlinedf neste domingo (22/2), a partir das 19h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação