postado em 21/02/2015 08:07
1- Os roteiros de Livre e Garota exemplar foram adquiridos pela produtora Pacific Standard, de Reese Whiterspoon, que concorre ao Oscar de Melhor atriz por seu papel em Livre. Reese era uma das opções para o papel de Garota exemplar que acabou indo para Rosamund Pike, também indicada.
2- Pela primeira vez, a Academia divulgou as indicações para as 24 categorias do Oscar na transmissão simultânea do anúncio. Até então, só as mais esperadas pelo público eram anunciadas ao vivo, enquanto as outras eram divulgadas na internet.
[SAIBAMAIS]3- Quatro dos indicados a Melhor filme foram baseados em histórias reais: Sniper americano, A teoria de tudo, O jogo da imitação e Selma.
4- Bradley Cooper concorre como melhor ator e também como produtor executivo. Já é o terceiro ano consecutivo que Cooper recebe indicação ao Oscar.
5- Não há atores negros concorrendo em nenhuma categoria de atuação, e nem mulheres na categoria de direção e roteiro.
6- É a menor quantidade de filmes concorrendo ao prêmio de Melhor filme desde 2009.
7- É a 19; indicação de Meryl Streep.
8- Morten Tyldum, de O jogo da imitação, é o primeiro norueguês indicado ao Oscar de melhor diretor.
9- Alexandre Desplat concorre duas vezes por melhor trilha original (O grande hotel Budapeste e O jogo da imitação). Já foram seis indicações recebidas e, até hoje, nenhuma vitória.
10- Dos 20 atores indicados, seis não são americanos: Marion Cottilard (França), Rosamund Pike (Inglaterra), Felicity Jones (Inglaterra), Keira Knightley (Inglaterra), Eddie Redmayne (Inglaterra) e Benedict Cumberbatch (Inglaterra).
11- O ator Neil Patrick Harris é o primeiro homem assumidamente gay a apresentar a cerimônia em um ano em que o Oscar vem sendo acusado de racismo e misoginia. No ano passado, a apresentadora Ellen Degeneres, também assumidamente gay, apresentou a premiação.