postado em 22/02/2015 08:01
Na última quinta-feira, o Iron Maiden anunciou pela página oficial da banda no Facebook que o vocalista, Bruce Dickinson, havia sido diagnosticado com um tumor na língua. Apesar de as notícias do tratamento e da recuperação dele serem positivas, os fãs de lendárias bandas do rock devem, certamente, estar apreensivos ao ver mais um ídolo enfrentar uma doença grave e ficar um tempo longe dos palcos.
Antes de Bruce, Malcom Young, do AC/DC, Bono Vox, do U2, e Morrissey, do The Smiths, entre outros (ver quadro), já haviam sofrido doenças e/ou acidentes graves, que os obrigaram a ficar de molho e afastados das turnês. Apesar de veteranos e com décadas de carreira, suas bandas ainda atraem multidões de fãs devotos por onde tocam e são queridinhas dos mais famosos festivais de música do mundo. Com o fim da linha cada vez mais próximo, estaria a indústria da música preparada para a aposentadoria desses gigantes do rock?
Nas últimas edições do Rock in Rio, por exemplo, Metallica, Iron Maiden, Guns;n;Roses e Bruce Springsteen, todos com mais de 30 anos de carreira, se revezaram como as principais atrações das noites roqueiras do evento. O U2 ; cujo vocalista, Bono Vox, sofreu um acidente de bicicleta no fim do ano passado e, devido às fraturas pode nunca mais tocar guitarra novamente ; é dono da turnê mais lucrativa e popular de todos os tempos. A 360; Tour, que começou em 2009 e terminou em 2011, conseguiu arrecadar cerca de US$ 736 milhões (R$ 1,2 bilhão) e foi assistida por mais de 7 milhões de pessoas no mundo. Quanto ao resto da lista, percebe-se o domínio dos veteranos: Rolling Stones, Roger Waters, AC/DC, The Police, Bruce Springsteen, todos com turnês relativamente recentes, estão entre os artistas que o público mais quer ver ao vivo.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.