Diversão e Arte

Espaços teatrais pequenos mantêm as artes cênicas do Distrito Federal

Apesar de passarem despercebidos, Mapati, Pé Direito e H20 resistem as dificuldades

postado em 26/02/2015 08:00
O espaço Mapati é localizado na Asa NortePara o bem ou para o mal, quando se fala em teatro em Brasília, os primeiros espaços que nos correm à mente são os maiores e tradicionais. Os mais antigos se lembram logo do Teatro Nacional, Espaço Cultural Renato Russo (embora eles digam Galpão e Galpãozinho)... Os mais novos mencionam o Centro de Convenções ou coisa que o valha. Poucos se recordam dos pequenos teatros.

Preteridos pelo público e pelas produções, espaços como Mapati (Asa Norte), Pé Direito (Vila Telebrasília) e H2O (Recanto das Emas) são fundamentais na manutenção e no fomento às artes cênicas do Distrito Federal. São eles os mais aptos a receber ensaios técnicos, espetáculos experimentais e longas temporadas.

;Nosso centro já foi residência de grupos como A Culpa é da Mãe (atualmente, Os Melhores do Mundo), Piramundo e Esquadrão da Vida;, comenta a diretora de produção do Teatro Mapati, Dayse Hansa. ;O Mapati se firmou como fomentador da iniciação às artes cênicas para muitos atores e atrizes da cidade;, completa.

Na Vila Telebrasília, a responsabilidade de levar teatro à comunidade ficou por conta do Pé Direito, gerido pelo ator e diretor Pedro Martins. ;Trabalhamos com preços acessíveis para ensaios e apresentações. Muitas vezes, há isenção de pauta para grupos convidados;, revela. Aos poucos, o espaço começa a ocupar o mapa de teatro da cidade. Na última edição do Cena Contemporânea, por exemplo, o Pé Direito estava entre os locais oficiais do festival.

Com mais de uma década de carreira, Pedro sabe bem a importância dos pequenos espaços: ;Sem eles fica impossível experimentar, realizar temporadas, ensaiar. Esses espaços menores permitem o escoamento e a produção das artes cênicas em Brasília;. Entre os motivos que favorecem esse quadro, o ator menciona a situação atual do cenário de teatro no DF. ;Os espaços públicos estão fechados. Os teatros de médio e grande porte são muito caros;, aponta.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação