Diversão e Arte

Conheça a Royal Blood, dupla de rock que conquistou os ingleses

Com som pesado e influenciado pelo blues, o duo foi premiado no último Brit Awards

postado em 28/02/2015 08:00

[VIDEO1]

Os membros do Brit Awards, cerimônia realizada pela indústria fonográfica britânica, se renderam decidiram, na edição desta ano, à dupla de rock Royal Blood e a concedeu o prêmio de melhor grupo do Reino Unido. Se você ainda não ouviu falar do pesado blues rock que os rapazes de Brighton, cidade ao sudeste da Inglaterra, fazem, não se preocupe. Até Mike Kerr, baixista e vocalista, reconhece o seu status de azarão. ;Isso é uma grande surpresa para nós, quer dizer, deve ser uma surpresa maior para as pessoas aqui que não têm ideia de quem somos;, disse ao receber, simbolicamente, o prêmio das mãos da lenda Jimmy Page.

A surpresa em relação à premiação do Royal Blood torna-se ainda maior quando se observa os artistas que concorriam à categoria de melhor grupo. Gigantes estabelecidos da música pop, Coldplay e One Direction, e os novos queridinhos das pistas de dança, Clean Bandit, foram deixados para trás por uma banda fundada em 2013 e que lançou seu primeiro disco apenas em agosto do ano passado. No entanto, para quem acompanha o rock direto feito por Mike Kerr e Ben Thatcher, baterista, já desconfiava que o reconhecimento da indústria não demoraria a vir.

Novato grupo de rock, Royal Blood rouba prêmio de melhor banda britânica em noite feita para estrelas pop

Com o peso e a dinâmica de bandas mais modernas, como Muse, Jack White e Queens of the Stone Age, somados a um groove que em determinados momentos parece se inspirar nas levadas de John Bonham e John Paul Jones, o Royal Blood começou a chamar a atenção no ano passado com grandes performances em festivais renomados como o Glastonbury, Tin the Park e o Reading Festival. O apoio de músicos como Matt Helders, baterista do Arctic Monkeys, Jimmy Page e personalidades como o radialista Howard Stern, que elogiaram a banda na mídia, ajudaram a popularizar o nome do grupo britânico.

[SAIBAMAIS]Dessa forma, e contando com uma ajuda dos amigos, o álbum de lançamento autointitulado do Royal Blood conseguiu o primeiro lugar nas paradas britânicas e foi o disco de estreia no estilo rock que vendeu mais rápido nos últimos três anos, segundo números da Official Charts Company.

Além do reconhecimento recebido pelo Brit Awards, a dupla já havia recebido os prêmios de revelação e melhor banda ao vivo no NME Awards, realizada pela prestigiada revista britânica NME.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação