Diversão e Arte

AC/DC e Pink Floyd colocam o rock entre os mais rentáveis em 2014

As bandas conseguiram melhor no ranking mesmo com a explosão do pop

Adriana Izel
postado em 01/03/2015 16:35

Os veteranos australianos do AC/DC garantiram o espaço do rock no topo das vendagens ao lançar disco de inéditas

Nos últimos anos, o rock perdeu espaço no mundo da música para o pop. A falta de renovação no estilo musical fez com que ele ficasse para trás no quesito vendagem. No entanto, no ano passado, os roqueiros voltaram a aparecer ; mesmo que timidamente ; no topo das paradas.

Pelo menos é o que mostrou uma pesquisa realizada pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), que leva em consideração os artistas mais populares em números de vendas de discos, downloads e streamings. De acordo com o levantamento chamado Global Recording Artists 2014, duas bandas de rock figuram na lista dos 10 artistas mais rentáveis do ano passado. Na pesquisa de 2013, nenhum representante do gênero apareceu no ranking.

[SAIBAMAIS]O top 10 é encabeçado pela cantora Taylor Swift seguida por One Direction (líder de 2013) e Ed Sheeran, que lançaram os álbuns 1989, Four e X, respectivamente. No quarto lugar aparece a banda Coldplay, que, apesar de ser considerada rock é malvista pelos roqueiros e costuma aparecer ao lado de Nickelback como ;assassinos do ritmo;. Mas é a partir do quinto lugar que o rock mostra uma força de retorno ao mercado. Porém, isso é feito por meio de bandas antigas, o que evidencia os problemas do ritmo em revelar novos talentos.

Clássico na moda


O AC/DC, que ocupa o quinto lugar, apareceu na lista por conta do disco Rock or bust. O álbum, lançado depois de um hiato de seis anos, é o primeiro sem o guitarrista Malcolm Young, que deixou o grupo por motivos de saúde e foi substituído pelo sobrinho Stevie Young. O fato de trazer faixas inéditas após um longo período foi um dos diferenciais e grande motivo do sucesso do material. A colocação dos roqueiros ainda poderia ter sido melhor se for considerado que o disco só chegou às lojas em dezembro.

Ranking

Top 10 ; 2014

1. Taylor Swift
2. One Direction
3. Ed Sheeran
4. Coldplay
5. AC/DC
6. Michael Jackson
7. Pink Floyd
8. Sam Smith
9. Katy Perry
10. Beyoncé

Top 10 ; 2013

1. One Direction
2. Eminem
3. Justin Timberlake
4. Bruno Mars
5. Katy Perry
6. P
7. Macklemore & Ryan Lewis
8. Rihanna
9. Michael Bublé
10. Daft Punk

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação