Diversão e Arte

Fãs comemoram aniversário de "Gabo" e deixam presentes na casa onde viveu

Eles levaram buquês com suas flores favoritas, além de outros presentes, no mesmo dia em que o autor completaria 88 anos.

Agência France-Presse
postado em 06/03/2015 20:58
México - Admiradores do escritor colombiano Gabriel García Márquez, falecido em 2014, foram nesta sexta-feira até a residência onde ele viveu, na Cidade do México. Eles levaram buquês com suas flores favoritas, além de outros presentes, no mesmo dia em que o autor completaria 88 anos.

"Alguns adeptos têm vindo e deixado rosas amarelas para ele. Não cantaram ;Las Mañanitas; (música típica mexicana para dar os parabéns), mas desde cedo muitos amigos ligaram", explicou à AFP Genovevo Quiroz, assistente de García Márquez durante anos.

Sua viúva, Mercedes Barcha, "está com ótima saúde. Agora, ela está em casa, na companhia de alguns amigos íntimos", assinalou o assistente, sem, no entanto, identificar qualquer dos presentes.

O próprio autor de "Cem anos de solidão" (1967) costumava saudar jornalistas e admiradores, a cada ano, quando se dirigiam para lhe felicitar à porta de sua residência, no bairro de El Pedregal.

No ano passado, "Gabo", como era carinhosamente conhecido, saiu vestido em trajes impecáveis, para tirar fotos e receber vários presentes. Ele não disse uma palavra, mas saudou a cada um dos repórteres e balbuciou emocionado com eles a letra de "Las Mañanitas".

O dia de seu aniversário era, na realidade, a única ocasião em que García Márquez podia ser visto em público. Nos últimos anos, ele tinha limitado ao máximo suas aparições, especialmente suas declarações, por motivos de saúde.

Poucas semanas depois de comemorar seu último aniversário, o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura (1982) foi hospitalizado devido a um diagnóstico de pneumonia. Após algumas semanas internado, o escritor, jornalista, roteirista e um dos fundadores da Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba (EICTV) faleceu em 17 de abril, na residência onde vivia na capital mexicana, há mais de quatro décadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação