Diversão e Arte

Cantora Fhernanda Fernandes homenageia obra de Fátima Guedes

As composições de Fátima se consagraram ao longos dos anos, sempre no repertório de grandes artistas nacionais

Irlam Rocha Lima
postado em 07/03/2015 08:05
Fhernanda Fernandes teve aprovação da compositora homenageadaA cantora e compositora Fátima Guedes se tornou conhecida aos 20 anos, quando, em 1978, Elis Regina gravou a canção Onze fitas, hoje um clássico do repertório da Pimentinha. Depois, nomes consagrados da MPB, como Alcione, Maria Bethânia, Nana Caymmi e Ney Matogrosso, colocaram voz em músicas da compositora carioca, que tem obra bem avaliada pela crítica especializada.

[SAIBAMAIS]Há dois anos, Fhernanda Fernandes foi além ao homenageá-la com o álbum intitulado Passional - A canção de Fátima Guedes. Nas 13 faixas do disco, que vai ser lançado hoje, às 22h, em Brasília, com show no Feitiço Mineiro, há músicas que foram popularizadas por outros intérpretes e outras que só admiradores - como a própria cantora - tomaram conhecimento.

A possibilidade de Fhernanda gravar o Passional surgiu depois de um convite do apresentador de tevê, produtor e DJ Zé Pedro, dono do selo Jóia Moderna. "A proposta era fazer o CD focalizando o repertório de um grande criador da música popular brasileira. Como sou amiga e admiradora da música de Fátima, decidi que esse trabalho fosse totalmente voltado para a releitura das composições dela", conta Fhernanda.

Entre as 13 canções escolhidas por Fhernanda estão Absinto, Flor de ir embora e Tanto o que aprendi, que são mais conhecidas; e as Lado B Cora a máscara, E agora e Paladar. "A Fátima gostou do resultado do Passional. Demonstrou isso ao participar do show de lançamento, no Casarão Ameno Rosedá (Catete); e em outro, no Teatro Rival BR, (Cinelândia), no Rio de Janeiro", revelou a cantora ao Correio.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação