Diversão e Arte

Dia do Bibliotecário é comemorado nesta quinta

Profissão é fundamental na formação de novos leitores

postado em 12/03/2015 08:10

A Biblioteca Nacional foi projetada por Oscar Niemeyer

Nesta quinta-feira (12/3) é comemorado o Dia do Bibliotecário. Mas como está a situação desse profissional devido à era do acesso fácil à informação? As bibliotecas têm que parar de serem vistas como um local somente para alugar livros.

"O papel da biblioteca não é simplesmente guardar livros. O bibliotecário tem uma função fundamental na formação de novos leitores. Esses profissionas servem também como um guia para quem busca informações, seja ela na forma que for: livros, tablets, internet, e-book", explica o presidente da Associação dos bibliotecários do Distrito Federal (ABDF), Ricardo Rodrigues.

Yuri Darquette, coordenador de políticas do livro e da leitura da Secretaria de Cultura, explica que as bibliotecas do DF estão muito debilitadas. "Do ponto de vista técnico, a situação é bastante complicada, faltam profissionais, equipamentos, modernização, acervo e infraestrutura". Segundo Yuri, Brasília tem 26 bibliotecas públicas, além da biblioteca nacional.

Leia mais notícias em Diversão & Arte

"Somente quatro desses 27 espaços são coordenados pela secretaria de Cultura. O resto é responsabilidade das RAs. O que podemos fazer é tentar sensibilizá-los para que invistam nessa área". O coordenador ainda defende que a população precisa se informar sobre o assunto. "Falta que os usuários entendam que as bibliotecas não são apenas lugares silenciosos, elas devem ter atividades para as crianças, os idosos e interações artísticas".

A Biblioteca Nacional é um caso de uso do espaço, para diversas atividades, desde estudos até presentações artísticas. O local foi idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, e construído em 2002, com um espaço amplo e traz para seus usuários modernidade e comodidade, por exemplo uma rede wifi, além de salas de estudo coletivo, auditório e local para estudo e leitura.

"As pessoas que nos frequentam querem mais que livros, buscam informação. Nós temos dois andares que vivem sempre lotados, em sua maioria de alunos universitários, profissionais liberais e concurseiros",explica Antônio Miranda, diretor da biblioteca.


[SAIBAMAIS]Já para o público infantil, um exemplo dessa interação é a biblioteca da Entrequadra da 104/304 Sul. O local é sede de atividades voltadas para crianças de 5 a 10 anos. "Temos a hora da leitura, seguida por uma aula de artes plásticas", explica a diretora, Iracema Daltoe.

Ela ainda explica que os alunos são muito estimulados a ler. "Incentivamos bastante as crianças a participar do nosso programa. É uma forma de introduzirs as crianças aos livros, e despertar o interesse dele".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação