Diversão e Arte

Brasil será celebrado no Salão do Livro de Paris, na França

O evento ocorrerá de 20 a 23 de março em Paris

postado em 17/03/2015 10:14

Nélida Piñon é uma das escritoras que participará da delegação brasileira no Salão do Livro de Paris

O Brasil tem sido tema recorrente em feiras internacionais de livros. Recebeu homenagem na Feira de Frankfurt, em 2013 ; maior salão de negócios do mercado literário ; e, no ano passado, em Bolonha, na Itália, onde recebeu destaque quando Roger Mello ganhou o Hans Christian Andersen. Desta vez, o país será celebrado na França, no Salão do Livro de Paris, que ocorre de 20 a 23 de março.

[SAIBAMAIS]Com uma delegação de 43 escritores, o desafio do Brasil é manter resultados sólidos, com traduções e publicações cada vez mais frequentes em outros países, diante da crise econômica. Porém, mesmo que editores e agentes estejam temerosos com uma provável diminuição do orçamento do Ministério da Cultura, a seleção de autores mostra a literatura brasileira em expansão, sobretudo no que diz respeito ao destaque de escritores contemporâneos no mercado editorial.

De acordo com o Minc, as escolhas dos escritores obedecem os seguintes critérios: autores com obras traduzidas para o francês; equilíbrio na seleção ; incluindo novos e consagrados; abrangência de diversos gêneros literários; diversidade editorial; oportunidade igual para homens e mulheres; e produções com diversidade étnica e cultural de profissionais de várias regiões do país.

Entre os nomes que integram a comitiva brasileira, estão os experientes Fernando Morais, Ana Miranda, Affonso Romano Sant;Anna, Nélida Pinõn, Luiz Ruffato, Marina Colasanti, Cristovão Tezza, Milton Hatoum e Adauto Novaes. Mas os nomes de jovens autores, tais como Ana Paula Maia, Carola Saavedra, Tatiana Salem Levy e Daniel Galera, consagram a força da nova literatura brasileira no mercado editorial.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação