Diversão e Arte

Eric Clapton comemora 70 anos hoje: confira 5 músicas marcantes

Ícone do rock mundial, o guitarrista comemora 70 anos de idade com carreira cheia de sucessos e superações

postado em 30/03/2015 17:36

Eric Clapton, um dos maiores guitarristas de todos os tempos, comemora o aniversário de 70 anos nesta segunda-feira (30/3). Nascido na Inglaterra, o músico, que ganhou o primeiro violão aos 13 anos de idade e desistiu na época de tentar aprender a tocar o instrumento por julgá-lo muito difícil, comemora sete décadas de vida sendo autor de alguns dos mais emocionantes solos de guitarra da história.

[SAIBAMAIS] Em 1963, formou sua primeira banda, The roosters, que durou tão pouco ao ponto de não existir nenhum registro. Em seguida, participou da Casey Jones & The engineers, também sem gravações. No mesmo ano, entrou em sua primeira banda profissional, The yardbirds, onde recebeu seu primeiro apelido, ;slowhand; (mão lenta, em tradução livre).

Depois, participou da John Mayall;s bluesbreakers, quando foi reconhecido e apelidado de maneira correta ;God; (Deus). O grande destaque veio com Cream, criada em 1966, uma das bandas mais importantes do rock, que só durou dois anos. Logo após o término da banda, Clapton fundou a Blind faith - a primeira superbanda do rock.

Em 1970, depois de sair em turnê com Delaney & Bonnie & Friends e começar a compor, Clapton lançou seu primeiro disco solo. No mesmo ano, ele formou a banda Derek and the dominos que, sem o sucesso esperado, acabou terminando. Clapton ficou cerca de três anos afastado devido a um grave envolvimento com drogas. Em 1974, o guitarrista realizou um show que marcou um novo caminho em sua carreira, agora como como cantor e compositor.

O músico tocando em show no Madison square garden

Uma das principais parcerias de Clapton foi sua contribuição ao clássico While my guitar gently weeps, composto por George Harrison, parte do icônico álbum dos Beatles, The white album. Suas participações também podem ser escutadas em trabalhos de artistas como Aretha Franklin, Steven stills, Bob Dylan, Elton John, Plastic Ono band (John Lennon e Yoko Ono), Ringo Starr, Sting e Roger Waters. Clapton comemorará os 70 anos em dois shows, nos dias 1; e 2 de maior, no Madison square garden, em Nova York.

Para celebrar o dia, o Correio selecionou 5 sucessos para relembrar a carreira do músico Confira!

[VIDEO1]

[VIDEO2]

[VIDEO3]

[VIDEO4]

[VIDEO5]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação