Diversão e Arte

Novo apresentador do "The Daily Show" é criticado por antigas postagens

"Quase pisei em uma criança judia na rua. Não olhou antes de atravessar e me fez sentir tão mal em meu carro alemão", escreveu Noah em setembro de 2009,em uma piada em alusão ao holocausto.

Agência France-Presse
postado em 31/03/2015 17:52

Nova York - O humorista sul-africano Trevor Noah, escolhido como sucessor de Jon Stewart como apresentador do talk-show "The Daily Show", está no meio de uma polêmica nesta terça-feira graças a antigas mensagens suas em redes sociais classificadas como sexistas e antissemitas.

Alguns internautas reagiram com raiva e advertências logo depois da divulgação de tuítes antigos com piadas contra judeus e mulheres postados pelo jovem de 31 anos, cuja estreia na emissora foi anunciada nesta segunda-feira pelo canal Comedy Central.

"Quase pisei em uma criança judia na rua. Não olhou antes de atravessar e me fez sentir tão mal em meu carro alemão", escreveu Noah em setembro de 2009,em uma piada em alusão ao holocausto.

"Uma mulher branca gostosa com bunda é como um unicórnio. Se você vê uma, nunca monte nela", diz outra piada de Noah, de mãe negra e pai branco e oriundo de Soweto, área urbana a cerca de 25km de Johanesburgo.

Um dos internautas, Marshall Honorof, que se apresenta como jornalista em sua conta @marshallhonorof, disse que não ia "assistir um Daily Show conduzido por um antissemita".

Outros, como o diretor de cinema e teatro sul-africano Evan Mathibe, saíram em sua defesa."Trevor Noah é sul-africano e será o próximo grande sucesso na comédia nos Estados Unidos, assiu eu aceito-o. Esqueçam seus tuítes do passado", escreveu em sua conta @EvansMathibe.


Advertência da Liga Antidifamação

Em meio à crescente polêmica, o diretor da Liga Antidifamação americana, Abraham Foxman, pediu que Noah e o canal Comedy Central "façam um esforço consciente para assegurar que o ;The Daily Show; continue sendo divertido e irreverente sem se dedicar a piadas intolerantes às custas dos judeus".

"Esperamos que (Noah) não cruze o limite entre sátira legítima e atitude ofensiva", disse.

O editor do BuzzFeed Business disse que é "estranho que Trevor Noah não tivesse feito uma rápida limpeza de seu Twitter antes de conseguir o posto".

Contactado pela AFP, o Comedy Central não quis comentar.

O canal divulgou em 10 de fevereiro que Jon Stewart, cujo verdadeiro nome é Jonathan Leibowitz, depois de 16 anos à frente da atração, não apresentaria mais o programa, que fazia críticas ásperas à política americana e foi berço de comediantes como Steve Carell, Ed Helms, Stephen Colbert e John Oliver.

Noah teria começado a participar do programa como colaborador em dezembro, e seu indicação contou com a bênção de Stewart, que teceu vários elogios em um comunicado.

O comediante sul-africano ficou famoso por seu papel na novela local "Isidingo", antes de conduzir um programa de rádio e participar de programas na televisão.

Logo depois se voltou para a comédia e em 2012 chegou ao mercado americano esterando no "The Tonight Show" e um ano depois no famoso programa "Late Show with David Letterman".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação