postado em 02/04/2015 08:03
A banda de rock Marssal, com influências dos anos 1960 e 1970, está de volta. O time formado por Marcelo Marssal (vocal), Dillo Daraujo (guitarra e voz), Marssal Leones (órgão e piano), Marcelo Abreu (bateria) e Pedro Turbay (baixo) recomeça a estrada depois de 20 anos longe dos palcos com o Projeto Marssal convida ; que terá o vocalista do Blues Etílicos, Greg Wilson, como primeiro participante. O show, nesta sexta-feira, ocorrerá na Circulador, nova casa, localizada no Pistão Sul, em Taguatinga.
Apesar da empolgação e dos planos, os integrantes, que seguiram carreiras diferentes nesse hiato de 20 anos, sabem das dificuldades de se lançar um trabalho autoral nos dias de hoje. ;A cena musical de Brasília está totalmente diferente. Nos anos 1990, tocar rock era considerado algo corajoso, semelhante a saltar de paraquedas ou pilotar um carro de corrida;, compara o tecladista Marssal Leones, de forma bem-humorada. ;Hoje, ninguém se importa se você tem uma banda de rock ou não, solos de guitarra não conquistam ninguém nos dias atuais. Pretendemos lançar o disco e sentir a recepção do público, se obtivermos boa aceitação, continuaremos com shows e a pensar em outros álbuns;, conclui.
Após um breve período em que os integrantes da banda 10zer04 resolveram se dedicar um pouco mais a projetos paralelos, Lua Elétrika e Tom (vocais), Alessandro Xoquitu (guitarra/sampler), Hugo Barato (baixo) e Ismael Rattis (bateria) estão prontos para retomar uma história que começou há 15 anos, em Samambaia.
;A música sempre nos reuniu e nos tirou de caminhos obscuros, fazendo florescer a amizade e maturidade. Sentimos que a 10zer04 ainda é necessária, ainda temos muito o que falar. Mesmo debaixo de muito preconceito, conseguimos subir em palcos e ir a lugares que jamais imaginávamos;, destaca Ismael Rattis, ao justificar a decisão do grupo de retomar as atividades. Além de celebrar a amizade entre os integrantes e reafirmar a importância do grupo dentro de sua comunidade, outro destaque é a volta do vocalista Tom, afastado desde 2005, que retomará os vocais com Lua Elétrika.
Com um discurso afiado e conscientizador, além de uma sonoridade que passeia pelo rock, pelo rap e que apresenta, também, pitadas de música regional e flertes com a música eletrônica, a 10zer04 conquistou muitos admiradores ao falar sobre a dura realidade da periferia.
Segundo a vocalista Lua Elétrika, essa essência continuará com a banda. ;Queremos continuar usando a música como veículo de transformação, manifestando nossas ideias e nossa realidade em versos e acordes;, planeja. Além do posicionamento social, o lançamento de um disco novo e de um DVD comemorativo de 15 anos de estrada também devem marcar o retorno da 10zer04.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.