Diversão e Arte

Amigos e familiares participam de funeral do cineasta Manoel de Oliveira

O artista português morreu, aos 106 anos, na última quinta-feira (2/4)

Agência France-Presse
postado em 03/04/2015 12:50

O artista português morreu, aos 106 anos, na última quinta-feira (2/4)

Os amigos e familiares do cineasta português Manoel de Oliveira de despediram, na manhã desta sexta-feira (3/4), do celebrado artista, que morreu na quinta-feira (2/4), aos 106 anos. Manoel foi velado na Igreja de Cristo Rei, no Porto, em Portugal.

[SAIBAMAIS]O ator John Malkovich, que trabalhou com o diretor em O convento (1995), esteve presente na cerimônia, assim como o presidente português Aníbal Cavaco Silva. Após o velório, houve um cortejo fúnebre. O corpo do português seguiu para o Cemitério de Agramonte.

Como um último aceno póstumo, o diretor legou um longa-metragem autobiográfico inédito rodado em 1982, "Visita ou Memórias e confissões", que será lançado ao grande público ainda em de abril.

Na presença do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e de muitas personalidades da cultura, a lenda do cinema será enterrada durante a tarde no Porto, sua cidade natal, na região norte de Portugal.

Leia mais notícias em Diversão e Arte

A morte do cineasta gerou uma onda de emoção no mundo do cinema. E o governo português decretou dois dias de luto nacional em homenagem ao homem que contribuiu para fazer a cultura portuguesa brilhar no resto do mundo.

"Sentiremos falta de um grande homem e um grande cineasta que fez muito por Portugal", comentou um de seus netos, o ator Ricardo Trepa, que chegou na noite de quinta-feira ao velório, realizado no convento dos padres dominicanos no Porto.

O artista português trabalhou em diversos filmes de seu avô, entre eles "Je rentre à la maison" (2001), no qual Michel Piccoli encarna um velho ator que se pergunta sobre a solidão, a morte e a velhice após perder a família.

"Rodou quase todos os filmes que quis e conseguiu trabalhar até os 106 anos. Há 15 dias ainda estava produzindo sua última obra", disse à imprensa.

Com este último projeto inacabado, seu filme testamento será "O Velho do Restelo" (2014), que se inspirava no poema épico "Os Lusíadas", de Luis de Camões.

Ritmo desenfreado
"É muito difícil imaginar uma vida sem a luz de Manoel de Oliveira", reagiu o ator americano John Malkovich, que trabalhou com o cineasta e é apaixonado por Portugal.

"Teve uma vida incrível, é triste vê-lo partir", acrescentou.

"Manoel de Oliveira era muito especial, ao mesmo tempo sedutor e autoritário, com frequência encantador. Sobretudo tinha algo de artesão, trabalhava sem parar em seus filmes", declarou ao jornal Libération a atriz Catherine Deneuve, ao lembrar a filmagem de "O Convento" (1995).

Nascido em 11 de dezembro de 1908 na cidade do Porto, filho de um empresário apaixonado por cinema, Oliveira começou como figurante com 20 anos no cinema mudo, antes de passar para trás das câmeras.

O mago do cinema português, que produziu quase 50 filmes e documentários, rodou seu primeiro filme em 1931, mas produziu a maior parte de sua obra depois dos 60 anos.

Criador desenfreado, rodou praticamente um filme por ano a partir de 1985, entre eles "Le Soulier de Satin", de quase sete horas, adaptação da obra de teatro de Paul Claudel.

Entre suas outras obras, "Nao ou a Vã Glória de mandar" (1990), "A Divina Comédia" (1991), "Belle toujours" (2006) ou "O Gebo e a Sombra" (2012).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação