Diversão e Arte

Material traz a discografia completa do grupo Paralamas do Sucesso

A caixa, recém-lançada, apresenta 20 discos da banda com hits criados pelo trio

postado em 06/04/2015 08:03
Herbert, Bi e Barone: mais de três décadas de uma parceria que ajuda a contar a história do paísA gravadora tinha um estúdio enorme. Sedentos por diversão, qualquer intervalo na labuta era motivo para os Paralamas do Sucesso aprontarem. Gravar por longas horas não chegava a ser um problema, afinal, música era a praia deles. Mas quando pintava um tempo, o trio usava uma tapadeira (aquele objeto colocado ao redor da bateria para minimizar o impacto do som) como rede de vôlei e mandavam ver na brincadeira. ;Era para matar o tempo;, lembra o baixista Bi Ribeiro, ao Correio, por telefone.
O clima de amizade e descontração está presente em boa parte dos discos dos Paralamas do Sucesso, relançados agora em uma caixa. São 18 álbuns gravados entre 1983 e 2011. Entre eles, seis foram produzidos a partir de shows ao vivo. ;Esse é um lado muito forte da gente, somos uma banda de estrada;, defende Bi, que forma a banda, desde 1982, ao lado do vocalista e guitarrista Herbert Vianna e do baterista João Barone. ;Esses trabalhos retratam bem o que é o grupo e foram bem sucedidos por causa disso;. O artista se refere, sobretudo, a Vamo batê lata (1995), disco mais vendido da trupe, ao vivo, que gerou mais de 1 milhão de cópias comercializadas.

Na caixa, é possível ouvir também um disco com raridades da banda e outro com versões de alguns hits em espanhol. O trio conquistou público robusto na América Latina. Expoentes do rock brasileiro da década de 1980, e também precursores na mistura do gênero com outros elementos no país, os Paralamas do Sucesso têm, em sua discografia, um retrato político e social do Brasíl nas últimas três décadas. O romantismo também é uma marca constante no trabalho da banda ; muito por conta das letras apaixonadas escritas por Herbert Vianna.

[SAIBAMAIS]Sobre as gravações dos trabalhos, Bi Ribeiro lembra que, de maneira geral, as sessões de estúdio foram sempre muito tranquilas. Isso porque os Paralamas sabiam bem o que queriam e chegavam para o registro com quase tudo pronto em suas cabeças. Foi assim, por exemplo, quando eles pensaram no nome de Djavan para participar do megassucesso Uma brasileira, um dos maiores hits do trio. ;Ele estava inseguro por gravar com uma banda de rock, mas o convencemos e ele ficou muito feliz com o resultado;, conta Bi.

OS PARALAMAS DO SUCESSO 1983-2015
Caixa com 20 discos da banda. Lançamento Universal Music. Preço: R$ 366.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação