Diversão e Arte

Bandas recorrem à obra de outros artistas para continuarem na estrada

Nem sempre o trabalho autoral garante estabilidade financeira, alguns grupos aproveitam sucesso com covers

postado em 08/04/2015 08:03
A Vanguart tocou Beatles durante três anos para se manter em São Paulo
Criticado por uma parcela dos apaixonados por música, o cover é cada vez mais adaptado ao estilo de quem o toca, dando ares mais elaborados e evidenciando a personalidade do intérprete. A banda Seu Chico, por exemplo, formada no Recife e dedicada à obra de Chico Buarque, mostra que o cover também pode ser interessante e original. O grupo tocará na capital, no próximo sábado, no Arena Futebol Clube. Parte do público que estará presente na apresentação, provavelmente, desconhece os trabalhos autorais de alguns dos integrantes do grupo ; como Tibério Azul (vocal) e Vítor Araújo (piano) ;, mas está bem a par das versões do mestre carioca.

[SAIBAMAIS]Segundo Tibério, o Seu Chico e sua carreira solo estão, atualmente, em um ponto no qual é possível conviver de forma saudável. ;Quando a banda começou, já tínhamos nossas carreiras e o objetivo era simplesmente reunir amigos por diversão. Com a popularidade do Seu Chico aumentando, especialmente com o lançamento do DVD, ficamos mais ligados a esse projeto. Hoje, porém, essa realidade oscila, tanto do ponto de vista financeiro quanto artístico;, afirma Tibério.

Refúgio
O baixista Reginaldo Lincoln, da banda Vanguart, concorda com Tibério Azul em relação aos pontos positivos de ter um grupo tributo paralelo a um trabalho autoral, embora os motivos que tenham levado a Vanguart a montar a VangBeat (dedicada às canções dos Beatles) tenham sido bastante distintos. ;Em 2008, estávamos passando por um momento bastante complicado em São Paulo, problemas com o empresário e coisas assim. A VangBeat foi uma forma que encontramos ficar na cidade e nos unirmos durante esse tempo conturbado em nossa história;, conta Reginaldo.

A matéria completa está disponível, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação