Ricardo Daehn
postado em 08/04/2015 08:05
É pela possibilidade de ;reinventar o mundo;, que o cineasta Tavinho Teixeira, aos 49 anos, segue apostando no cinema. Para tanto, é preciso equilibrar contas, como a imposta pelo último longa de sua autoria, Batguano: os R$ 45 mil ganhos em edital e foram complementados por ;outros R$ 40 mil tirados do bolso;. Extravagância maior, está embutida na sinopse da fita. ;O ator Everaldo Pontes interpreta Batman, e eu, o Robin. Ambos vivem no crepúsculo; numa decadência, com a idade chegando. Daí, casados, eles assumem a relação, e encaram uma peste, com o Ocidente em colapso;, adianta o diretor, premiado, em recente exibição carioca. Batguano, integrado à 14; edição da Mostra do Filme Livre (com entrada franca, no CCBB), se junta a outras 199 atrações, a serem projetadas até 27 de abril.
Confira a programação da 14; Mostra do Filme Livre
[SAIBAMAIS];Digo que tem funcionado a política cultural, e a modificação aperfeiçoou editais. O foco da produção de cinema saiu do eixo Rio-São Paulo, de verdade;, diz o paraibano Tavinho Teixeira, no terceiro filme integrado à mostra que, como ele ressalta, ;tem nome que condiz com o objetivo do que pretende ser;. Mostra do Filme Livre combina com o recorrente retrato do apocalipse, projetado pelo diretor. ;Vivemos à beira do abismo, num tempo tão imprevisível e caótico que faz criar, mas que nos demonstra o quão menos aflitivo o mundo poderia ser;, emenda. Vencedor de prêmios ; no Cine Esquema Novo (Porto Alegre), Festival de Cinema de Vitória e Festival Fronteira (Goiânia) ;, Batguano estende ponte voluntária com o cinema de Adirley Queirós (de Branco sai, preto fica). ;Adirley e eu nos afinamos, em pensamento;, diz.
Exemplo de afinamento, e também de um poço de incógnitas, a cantora Aracy de Almeida é outra a dar mote para a mostra gratuita. ;Achei ela incrível, num trabalho sobre curiosidades em torno de cantoras. Fui descobrindo a Aracy, quem ela era e vi que merecia muito um filme;, observa o diretor Aleques Eiterer, à frente de Araca ; O samba em pessoa. Aos 43 anos, ele, que é formado pela Faculdade de Cinema da Universidade Federal Fluminense (Niterói), deixou de lado a noção de mera jurada ranzinza do programa do Sílvio Santos.
A matéria completa está disponível, para assinantes. Para assinar, clique .