Diversão e Arte

Aplicativo sobre Game of Thrones é classificado de machista na internet

Ferramenta do Facebook convidava fãs da série a ingressar na Patrulha da Noite, no entanto, mulheres não eram permitidas

Diário de Pernambuco
postado em 08/04/2015 10:25
Polêmica envolveu grupo conhecido como Patrulha da Noite.Na expectativa para a estreia da quinta temporada de Game of thrones, que será neste domingo (12), a HBO Brasil e a HBO Latin America lançaram na internet o aplicativo Patrulha da Noite, inspirado na irmandade que é parte fundamental da série, tendo o papel de proteger as terras de Westeros contra os perigos além da "muralha". Um fato que gerou polêmica, no entanto, foi a proibição da participação de mulheres na brincadeira.

[SAIBAMAIS]Na série, os membros da Patrulha da Noite são, em sua maioria, ex-criminosos e pessoas rejeitadas pela sociedade, como o protagonista Jon Snow (Kit Harrington). Possivelmente, os idealizadores do aplicativo puseram em mente usar os mesmos critérios de seleção para a Patrulha da série, ou seja, apenas homens são permitidos. A castidade, aliás, é uma das regras mais importantes do juramento.

Ferramenta do Facebook convidava fãs da série a ingressar na Patrulha da Noite, no entanto, mulheres não eram permitidasA decisão, no entanto, gerou revolta. Quem tentasse entrar no aplicativo, mas tivesse a classificação de gênero "feminino" no Facebook, se deparava com a mensagem: "Desculpe, donzelas não são permitidas na Patrulha da Noite". Em nota de repúdio, o fan site Game of Thrones BR afirmou: "Não podemos aceitar que, sob o discurso da série ser medieval (o que não é exatamente correto, já que a história ocorre em um mundo fictício), a HBO Brasil ache que é correto lançar uma propaganda de cunho machista, sexista e que fere a igualdade de gêneros desta forma." O aplicativo ainda pode ser acessado pela página HBO Brasil no Facebook.

No ar desde 2011, Game of thrones é atualmente uma das séries de maior audiência no mundo. Com sua trama fantástica e enredo imprevisível, no qual ninguém está a salvo, a quinta temporada vem após o surpreendente desfecho do quarto ano, que deixou muitos fãs boquiabertos. O sucesso se reflete nos números. Só em 2014, por exemplo, GoT foi eleita, pelo terceiro ano consecutivo, a série mais pirateada da internet.

Confira o trailer da quinta temporada de Game of thrones:

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação