Diversão e Arte

Com 40 anos de produção, Lêda Watson é tema de duas mostras na cidade

As exposições retrospectivas recuperam e revivem a obra de uma das gravadoras mais longevas de Brasília

Nahima Maciel
postado em 02/05/2015 08:02
A dualidade do ser humano faz parte do acervo de Lêda
Mesmo que o trabalho de Lêda Watson seja marcado por fases bem delineadas, uma imagem se tornou recorrente desde a primeira vez que ela pisou em Brasília, lá pelo início da década de 1970. ;Todo o meu trabalho gira em torno de Brasília. Mesmo os que fiz em Paris e no Rio de Janeiro se parecem muito com o cerrado;, garante a artista, que abre duas retrospectivas na cidade com um acervo construído ao longo das últimas quatro décadas.

;Acho que, como eu vinha muito à cidade e andava de jipe para lá e para cá, fiquei impregnada do cerrado.; Ao olhar para os trabalhos selecionados para as duas retrospectivas, a artista tem mais certeza da presença da cidade.

Selecionadas por Ralph Gehre em um acervo de 220 gravuras, as 28 obras expostas em Ciclo de arte ; Lêda Watson revisitam todas as fases da artista e contam uma história que serviu de referência para várias gerações de gravadores da cidade. Gehre se ancorou na cronologia para escolher as gravuras. Todas foram produzidas entre 1975 e 2006 e retratam momentos específicos das preocupações estéticas de Lêda, fases que ela mesma nomeou ao longo dos anos.

[SAIBAMAIS]Momentos reúne gravuras inspiradas pelo pôr do sol, Paris traz a fase de aprendizagem, com obras realizadas durante os quatro anos em que a artista morou na capital francesa e estudou na Escola de Belas Artes. ;Era uma época em que eu fazia várias cores em uma mesma placa;, conta. Sonhos, a fase atual, traz representações do mundo lúdico da artista, um lugar no qual a gentileza e o romantismo andam juntos.

Artista no jardim da casa em que mantém um ateliê há 27 anos
Em Emoções, Lêda mergulha na dualidade natural do ser humano. Feitas a partir de 1983, quando a artista se separou depois de 24 anos de casamento, as obras retratam uma tentativa de compreender o outro e, sobretudo, uma constatação de que o ser humano é ambíguo.

Arte democrática

Ciclo de arte ; Lêda Watson é a primeira exposição de um projeto organizado pelo Brasília Shopping para levar ao centro comercial mostras que narram a história da arte brasiliense. Até o fim do ano, mais de 30 artistas e convidados passam pelo espaço com exposições de suas obras e conversas abertas com o público. ;É um projeto para desmistificar e democratizar a arte. As pessoas que passam por ali não vão a museus e galerias, mas podem conviver com essa técnica tão difícil que é a gravura;, diz Lêda.

Caminhos da impressão ; Uma jornada pelo universo de Lêda Watson
Exposição de gravuras de Lêda Watson. Abertura 29 de abril, às 18h, na Referência Galeria de Arte (205 Norte, Bloco A, Loja 9). Visitação até 30 de maio, de segunda a sábado, das 12h às 19h (exceto feriados).

Ciclo de arte ; Lêda Watson
Exposição de gravuras de Lêda Watson. Curadoria: Ralph Gehre. Visitação até 24 de maio, diariamente, das 12h às 20h, no Brasília Shopping.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação