Diversão e Arte

Personagens da Turma da Mônica ganham exposição na Coreia do Sul

Essa é a quarta vez que a mostra de Mauricio de Sousa é apresentada no país asiático; confira entrevista com o desenhista

postado em 14/05/2015 08:03
[FOTO448141]
Até o dia 23 de agosto, coreanos e turistas de todo o mundo poderão conferir a exposição Obra Prima de Mauricio de Sousa, no Gyeonggi Museum of Modern Art (Coreia do Sul). Essa é a quarta vez que uma mostra do desenhista é apresentada no país asiático, porém é a primeira com dimensões tão impressionantes. Quatro esculturas; 47 pinturas; 25 originais dos Clássicos do Cinema; e 50 originais de tiras, histórias e roteiros com personagens da Turma da Mônica, entre outras peças do acervo ocupam uma área de 1.500 metros quadrados.

;É um acontecimento! O museu é lindo e, com a chegada da primavera, aumentará o movimento do público. Todos os dias chegam ônibus de várias cidades do páis;, diz Mauricio de Sousa, que participará da vernissage, no próximo dia 27. ;Nunca imaginei ter um espaço com esse. Estou ansioso para ver a exposição de perto e poder desenhar com as crianças;. Além da interação com o desenhista, a garotada tem um espaço especial, com paredes preparadas para receber desenhos. ;Cada uma poderá criar sua própria história. É um evento interativo;, destaca.

Filmes de desenhos animados dublados em coreano, graphics novel e releituras de clássicos de Leonardo da Vinci, Michelangelo, Monet, Van Gogh e Portinari são outras obras expostas no museu. Um dos destaques são as três paródias inspiradas em obras coreanas. Portrait of a beauty; Scenery on dano day; e Teacher and pupils são temas populares na Coreia do Sul e ganharam nova versão pelos traços do desenhista. Quem visitar a Obra Prima de Mauricio de Sousa também verá trabalhos inéditos. Entre as novidades, está o quadro Fish from bowl makes the stomach whole (Gato que briga não enche a barriga), feito em 2009.

[SAIBAMAIS];Eles ficam impressionados com o nosso material, que ainda é desconhecido em alguns países. Na China, por exemplo, o público não tinha visto nada igual. Tudo é novidade depois da abertura. É uma forma de renascimento;, comenta. ;É curioso como o público estrangeiro é diferente. A criança chinesa, por exemplo, é mais entusiasmada do que a brasileira. Elas sentam ao meu lado, desenham comigo os personagens e pedem a minha opinião;. A Turma da Mônica tem canais oficiais no YouTube em japonês e espanhol e chega em formato de desenho animado em Moçambique, Angola, Portugal e nos países da América Latina.
80 anos

Em outubro deste ano, Mauricio de Sousa completa 80 anos. O cartunista ainda não sabe como comemorará a data, a única certeza é que ela não passará em branco. ;A Mônica está preparando alguma surpresa, mas ainda não sei o que é;, diz, aos risos.

Para os próximos meses, Mauricio também espera tirar o papel um projeto antigo: a Embaixada da Mônica. ;Assim que passar essa crise, quero dar continuidade a esse plano. Quero montá-la no setor de embaixadas. A ideia é montar um museu vivo com tudo que já fizemos até hoje;, adianta.

Confira entrevista com Mauricio de Sousa

Essa é a quarta vez que a mostra de Mauricio de Sousa é apresentada no país asiático; confira entrevista com o desenhista

Como será a visita na Coreia do Sul?

Vou criar um quadro na hora. Pensei em fazer um quadro gigante, mas fica difícil para a criança ter uma noção de referência. Aí, optei por produzir quadros menores. Quem estiver lá, também verá uma técnica que eu usava no passado: chumaço de algodão preso em uma caneta, como se fosse um cotonete.

Esta é a quarta vez que você expõe na Coreia do Sul. A que se deve o sucesso da Turma da Mônica naquele país?

Talvez tenha a ver com a semelhança com os desenhos de mangá, com traços definidos e com enredos pedagígicos e sofisticados. Eles entendem a minha a mensagem gráfica.

Os personagens jogadores como Pelezinho, Neymar Jr., Ronaldo e Ronaldinho também marcam presença na exposição?

Sim, mas também produzi obras com jogadores coreanos. Pelezinho e Neymar Jr. fazem sucesso, mas nada comparado à Mônica. Ela tem algo a mais.

Quais outros trabalhos estarão na exposição Obra Prima de Mauricio de Sousa?

Terá a Casa da Mônica e um espaço com um mapa mundi, em que as crianças aprenderão de onde vem cada quadro (aqueles que são releituras de Da Vinci e Portinari, etc). O espaço ficou lindo e muito didático. Infelizmente, há poucos trabalhos em coreano. Mas tem muita coisa em português e em inglês. Pretendo deixar algumas obras por lá.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação