postado em 14/05/2015 11:20
A aproximação da televisão com o cinema pauta entrevistas no Festival de Cannes, realizado no sul da França. Cineastas premiados, os irmãos Coen optam por ignorar o potencial televisivo, mesmo após o sucesso da adaptação de Fargo para a TV. Mas a lista de diretores que percorrem o caminho oposto só aumenta. M. Night Shyamalan se consagrou no cinema, com O sexto sentido e A vila, e engrossa a lista de diretores que migram ou conciliam cinema com TV. Nesta quinta-feira (14/5), o indiano criado na Filadélfia faz estreia mundial na telinha com Wayward Pines, nova série da Fox, às 22h30, em 125 países.[VIDEO1]
Com dez episódios, o seriado mantém estética e narrativa cinematográfica, o lado obscuro dos personagens, cenários sombrios e suspense, essência do diretor. A trama, uma adaptação da trilogia do livro de Blake Crouch, narra a história do agente do serviço secreto norte-americano Ethan Burke (Matt Dillon), que vai parar em uma cidade desconhecida, ;sem lenço, sem documento;, após sofrer um acidente. No elenco, Matt Dillon, Juliette Lewis e Melissa Leo.
A relação de cineastas com a TV não se restringe ao exterior, com exemplos nacionais como Fernando Meirelles, Hilton Lacerda e Claudio Torres. ;O cinema brasileiro ficou restrito a comédias românticas e biografias. Essa perspectiva não me interessa. A possibilidade de fazer um drama para tevê é muito atraente, já que está se proliferando nela;, analisa Claudio Torres, criador e diretor de Magnífica 70 - que estreia dia 24 na HBO.
Mais cineastas na TV
Em desenvolvimento:
O cineasta Woody Allen tem uma produção extensa no cinema - com Blue Jasmine, Vicky Cristina Barcelona, Match point e Meia-noite em Paris - mas abriu uma brecha para a TV em streaming. O próximo trabalho do diretor será uma série para a Amazon, com previsão de estreia para 2016. Ele escreve e dirige a produção, que terá episódios de meia hora de duração.
TV brasileira:
Com filmes como Cidade de Deus, Ensaio sobre a cegueira e O jardineiro fiel no currículo, Fernando Meirelles é um dos entusiastas de produção para a TV. Em entrevistas, já externou o interesse maior por seriados que por filmes. Assinou séries como Felizes para sempre? e Os experientes, ambas para a TV Globo, e o seriado de suspense Contos do Edgar, para a Fox.
Prêmios:
O diretor David Fincher, de Garota exemplar e Clube da luta, é produtor-executivo de House of cards, além de dirigir alguns episódios da série, como a estreia da primeira temporada do seriado da Netflix. Fincher venceu o primeiro Emmy para uma websérie, em 2013, na categoria direção. Também comandou os dois primeiros episódios da série Utopia.
Primeiro episódio:
Para começar com o pé direito, alguns seriados têm apenas o primeiro episódio dirigido por cineastas. Foi o caso de Boardwalk empire (HBO), cuja estreia foi conduzida por Martin Scorsese, também agraciado com o Emmy de direção. O cineasta também deve dirigir a série Cortes, próxima série da HBO, além de assumir a produção executiva junto a Chris Gerolmo e Benício del Toro.