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Cannes (França) - Começou a disputa pela Palma de Ouro no 68; Festival de Cannes e, de cara, um filme de DNA italiano veio provocar discordia na multidão de quatro mil jornalistas espalhados pela Croisette, dividindo opiniões e inflamando ânimos: Il racconto dei racconti. A direção é de Matteo Garrone, romano de 47 anos responsável por dois sucessos de publico e critica laureados (ambos aqui na Croisette) com o Grande Prêmio do Juri: Gomorra (2008) e Reality (2012).
Agora, Garrone, artista plástico de formação, deixa de lado suas reflexões sobre o hiperrealismo para falar de contos de fadas, numa adaptação de requinte visual elogiado em coro da literatura de Giambattista Basile (1566-1632). Seu filme foi saudado como uma mistura de Game of thrones com Pasolini, com tudo de sangrento e sensual que estas duas referências aparentemente incombináveis possuem.
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"Sou movido pelas potencialidades da imagem e as apalavras de Basile me permitiam uma imersão na imagem por uma chave da fantasia com a qual o cinema italiano não esta mais acostumado", disse Garrone em resposta ao Correio, falando de um filme que leva criaturas como monstros marinhos à telona do Palais des Festivals.
Orçado em 12 milhões de euros e filmado na Toscana, em inglês, com um elenco multinacional, Il racconto dei racconti coloca Salma Hayek, John C. Reilly e Vincent Cassel às voltas com um universo fantasioso de ogros, pulgas gigantes e dragões do mar para fazer uma discussão erotizada sobre a falência moral do Ocidente. Uma série de tramas se misturam no roteiro, tendo como mote inicial a luta de uma rainha (Salma) para engravidar. A fim de realizar seu sonho, ela aceita comer o coração de um lagarto tamanho GG.
"Garrone nos colocava para filmar uma cena por horas, sendo que eu usava vestidos pesados, de quase 30 quilos" disse a atriz Salma Hayek. "Por vezes, ele encontrava o plano ideal e fazia uma tomada linda, mas, mesmo assim, parecia insatisfeito. E eu perguntava: ;Mas, Matteo, o que te incomoda se ficou tão lindo?;. E ele: ;Ficou bonito, mas eu já vi isso antes, em outros filmes. Temos que buscar uma ótica nova;.
[SAIBAMAIS]Em paralelo à trama da Rainha Salma, Il racconto dei racconti mostra ainda um rei tarado (Cassel) busca sua mulher ideal enauqnto um outro monarca (Toby Jones) promove um jogo de adivinhações à cata de um genro ideal. Essas tramas por vezes se embaralham na telona. Mas estão embaladas para festa, como uma direção de arte digna de Oscar.
"Meus filmes anteriores nasceram de um esforço de compreender a realidade a partir de uma metamorfose social. Aqui, meu esforço é fazer as pazes com a tradição narrativa do meu pais, a Italia, no dialogo com a obra de Basile e com a alma dos contos de fadas. A partir deles, eu tento mostrar que o desejo é a medida da obsessão", disse o diretor, ao lado do galã francês Vincent Cassel.
Velho conhecido no Brasil, onde tem uma casa no Rio de Janeiro, Cassel avalia a releitura das mitologias medievais feita por Il racconto dei racconti como uma ;discussão sobre fragilidades eternas do Homem;.
"No filme, meu personagem se apaixona por uma mulher que luta por ter a juventude eterna. Nestes tempos de culto à beleza, esta uma discussão que atravessa épocas", refletia Cassel.
Neste sábado, a disputa pela Palma de Ouro recebe mais um candidato da Italia: Mia madre, de Nanni Moretti, com o americano John Turturro no elenco. O realizador de O quarto do filho (2001) conta o drama de uma cineasta (Margherita Buy) às voltas com uma relação cheia de dilemas com a mãe. O cinema italiano concorre ainda com Youth, de Paolo Sorrentino, previsto para auqrta-que vem, com direito a Jane Fonda e Michael Caine no elenco.