Diário de Pernambuco
postado em 15/05/2015 10:50
O mundo da música amanheceu triste. A guitarra silenciou, e o mestre descansou. Falecido aos 89 anos, o rei do blues B.B. [SAIBAMAIS]King deixa um legado inestimavel para a música contemporânea, influenciando nomes que vão desde Eric Clapton até U2. O Viver/Diário de Pernambuco reuniu cinco clássicos e colaborações do mestre. Confira:
The Thrill is Gone
Considerada pelos fãs a música mais marcante de B.B. King, foi lançada como single em dezembro de 1969. A gravação rendeu ao guitarrista um Grammy de Melhor Performance Vocal de R.
[VIDEO1]
When love comes to town
Em 1988, o U2 já era uma das maiores bandas do planeta. O recém-lançado The Joshua Tree (1987) trazia clássicos como With or without you, Where the streets have no name e I still haven;t found what i;m looking for. Durante turnê nos Estados Unidos, a banda fez questão de mergulhar de cabeça na música americana. O encontro com B.B. King rendeu esta pérola, que logo ajudou a aumentar a popularidade de King nos anos 1980.
[VIDEO2]
Let the good times roll
Gravada originalmente pelo músico Louis Jordan, foi lançada em várias versões por B.B. King, tanto em estúdio como ao vivo.
[VIDEO3]
Riding with the king
Em 2000, a relação de mestre e aprendiz entre B.B. King e o guitarrista Eric Clapton virou disco com Riding with the king. A colaboração rendeu à dupla o Grammy de Melhor Álbum de Blues Tradicional. Clapton, que sempre citou King como influência, selecionou o repertório, composto quase inteiramente de blues dos anos 1950 e 1960.
[VIDEO4]
Sweet little angel
[VIDEO5]