Diversão e Arte

George R.R. Martin responde fãs de Game of thrones sobre último episódio

Atenção! Contém spoilers: autor explicou aos fãs as diferenças entre os seus livros e a versão adaptada para a televisão.

postado em 18/05/2015 15:06

O polêmico final do sexto episódio da 5; temporada de Game of thrones, que troxe um dos momentos mais pesados da história da série: a jovem Sansa Stark sendo violentada pelo sádico Ramsay Bolton na frente de Theon na noite de seu casamento, rendeu a George R.R. Martin "toneladas" de e-mails e comentários em seu blog de fãs indignados com o desfecho.

George R. R. Martin reforça a manera como os livros e a série devem ser vistos de forma diferente

A surpresa do escritor foi tanta que ele resolveu explicar as diferenças entre as obras literárias e suas adaptações para o cinema ou a televisão: "Deixe-me reiterar o que eu disse antes, quantas crianças Scarlett O;Hara teve? Três, na novela. Uma, no filme. Nenhuma, na vida real: ela era uma personagem fictícia, nunca existiu. A série é a série, os livros são os livros; duas diferentes formas de contar a mesma história", publicou em seu blog. "Tem surgido diferenças entre os livros e a série desde o primeiro episódio da primeira temporada. E desde então, eu venho falando sobre o efeito borboleta. Pequenas mudanças levam para grandes mudanças que levam para mudanças gigantes", explicou.

Depois, Martin aproveitou para defender os produtores David Benioff, Dan Weiss e Bryan Cogmans das críticas dos fãs raivosos. "Prosa e televisão tem forças diferentes, fraquezas diferentes e requerem coisas diferentes. David, Dan, Bryan e a própria HBO estão tentando fazer a melhor série que podem. E eu estou aqui tentando escrever os melhores livros que posso. E sim, cada vez mais, as duas coisas estão diferentes. Duas ruas divergindo na escuridão das árvores, eu suponho...mas todos os nós ainda esperamos que, ao final, cheguemos a um mesmo lugar".

[SAIBAMAIS]Martin ainda indicou uma série de fóruns e sites para que os fãs possam discutir e criticar a série, e bloqueou os comentários em seu blog. "No meio tempo, nós esperamos que os leitores e expectadores aproveitem a jornalada. As jornadas, como pode ser o caso. Algumas vezes borboletas se transformam em dragões", encerrou fazendo alusão ao tamanho das diferenças entre as duas obras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação