Diversão e Arte

Fotógrafo Tyler Shields apresenta nova versão para fatos históricos

Série de imagens do americano mostra, por exemplo, inversão no poder na escravidão

Renata Rios
postado em 02/06/2015 08:00

Com fotos polêmicas, o fotógrafo Tyler Shields cria a própria versão da história. As imagens chocam pessoas e entram em assuntos delicados

Você já imaginou como o mundo seria se algumas partes da história fossem um pouco ou totalmente diferentes? Essa é a proposta da série fotográfica criada pelo norte americano Tyler Shields, History fiction (Ficção histórica, em tradução livre).

Uma das fotos mais marcantes do trabalho é a de um negro, nu em um lago, enforcando um integrante da ku klux klan, organização que pregava a supremacia branca e que teve seu ápice no início do século 20. ;Eu acho que essa é a primeira vez que o mundo vê algo assim. Isso é um choque para algumas pessoas e eu estou feliz de ter sido quem fez isso;, comenta, orgulhoso, Tyler Shields.

Ainda abordando o racismo a série tem outras fotos, como a de um policial sendo contido no chão por mãos de homens negros engravatados ou, em outra, a de um policial sendo segurado por um negro enquanto outro o ataca com uma bandeira americana. Essas duas fotos mencionadas entram ainda na tensa relação que da polícia de alguns estados dos EUA com a população negra.

[SAIBAMAIS]Não são apenas fotos sobre o racismo que compõem a coleção, imagens de mulheres lendo a notícia de que a artista Marilyn Monroe foi encontrada morta, ou que Martin Luther King foi baleado e morreu fazem parte da mostra. Em meio a cerca de 20 obras que formam a coletânea encontra-se um misto da história real sobre um novo ângulo e da história fictícia, criada pelo fotógrafo.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação