Diversão e Arte

Exposição Movimentos leva manifestações populares para a galeria

Mostra em cartaz no CCBB retrata personagens importantes de manifestações democráticas de quatro países

Adriana Izel
postado em 02/06/2015 08:02

As serigrafias da mostra apresentam referências ideológicas e importantes para os manifestantes

A disseminação da internet mudou completamente a forma de a população se organizar para manifestações. Se antes, tudo era combinado no boca a boca, a tecnologia possibilitou que mais pessoas soubessem e combinassem atos nas ruas. O fascínio por essa nova forma de desenvolvimento dos protestos fez com que o artista plástico André de Castro criasse o projeto Movimentos, que estará em exposição a partir de amanhã e fica em cartaz até 29 de junho, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

;Comecei a fazer esse projeto em 2013 influenciado pelos movimentos democráticos que estavam acontecendo paralelamente. No Brasil, tiveram as manifestações de junho, que antecederam a Copa das Confederações. Na Turquia, também estavam acontecendo atos contra o governo. O que achei mais interessante é que todos esses protestos surgiram nas mídias sociais, que foi responsável por conectar as pessoas e se traduzir isso em números nas ruas. Essa unidade de organização me fascinou;, comenta o artista.

A primeira vez que ele teve outro olhar em relação aos protestos nas ruas foi em 2011, quando acompanhou o surgimento do movimento Occupy Wall Street (OWS), que protestava contra a desigualdade econômica e social, a corrupção e a influência de empresas do setor financeiro sobre o governo dos Estados Unidos. ;Eu estava morando em Nova York e pude observar como eles se organizaram. O bacana da internet é que não há necessidade de partidos políticos e grandes lideranças. As pessoas passam a ter essa força na web de propagar suas ideologias e se agrupar para grandes eventos;, afirma.

[SAIBAMAIS]Em Movimentos, o brasileiro, radicado em Nova York, quis retratar quem eram essas pessoas que se organizavam na internet. A ideia é mostrar os indivíduos que estavam visíveis nessa plataforma e que eram muito plurais. Ele escolheu manifestantes de quatro países ; Brasil, Estados Unidos, Turquia e Grécia;, que são representados em obras de serigrafia. ;É uma técnica associada a personalidades, grandes lideranças e ícones pop. Minha ideia é valorizar esses movimentos, que tiveram um empoderamento pelas mídias sociais;, define.

Movimentos
Galeria do Centro Cultural Banco do Brasil (SCES, Tc. 2, Lt. 22). Exposição de gravuras do artista plástico André de Castro. A partir de qarta-feira (3/6) até 29 de junho. Visitação de quarta-feira a segunda-feira, das 9h às 21h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação