Irlam Rocha Lima
postado em 04/06/2015 08:00
"A música é mágica. Alegra o ambiente, as pessoas se comunicam e tudo fica melhor", costumava dizer o produtor artístico Rubens Carvalho. Ele e Sérgio Rezende foram sócios do Gates; Pub, o bar localizado na 403 Sul, que entrou para a história da noite Brasília por acolher em seu palco destacados cantores, instrumentistas e bandas locais, consagrados artistas nacionais e atrações internacionais.
Embora tenha sido inaugurado em 1978, só 10 anos depois é que começou a ser visto como uma referência musical na cidade e conhecido no país. Isso depois que passou a ser administrado por Rubens e Sérgio Rezende. Há cinco meses, o mítico Gate;s fechou suas portas, mas em outro ponto ; um pouco abaixo ao que fez fama na capital.
Quando encerrou as atividades já não chamava mais a atenção, pois nos três últimos anos de funcionamento, a proposta artística-cultural havia sido desvirtuada. A música de qualidade foi substituída por modismos no afã de conquistar uma nova clientela. O resultado foi desastroso, levando ao fechamento da casa. Segundo o diretor da corretora que tem o imóvel em sua carteira, o endereço, agora, vem sendo disputado por outro tipo de comerciante ; o do ramo da gastronomia.
Festivais
;O Gate;s foi inaugurado em 1978, por Guy Sobral. Dez anos depois, o Rubens e eu nos associamos e passamos a administrar o pub, transformado-o num ponto de encontro dos consumidores de arte e cultura em Brasília;, lembra Sérgio. ;Abrimos o palco para grandes artistas, promovemos festivais de blues, jazz e rock e de cinema e formamos uma clientela cativa e bem informada, interessadoano que era oferecido;, acrescenta o hoje dono de uma loja de vinhos na 306 Sul.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .