Diversão e Arte

Cubano Leonardo Padura vence o prêmio Princesa das Astúrias das Letras

O escritor, de 59 anos, conseguiu um grande sucesso no Brasil com o livro "O homem que amava os cachorros"

Agência France-Presse
postado em 10/06/2015 08:40
O escritor, de 59 anos, conseguiu um grande sucesso no Brasil com o livro
O escritor cubano Leonardo Padura foi anunciado nesta quarta-feira (10/6) como o vencedor do prêmio Princesa das Astúrias das Letras por sua obra, "uma soberba aventura do diálogo e da liberdade", segundo o júri. "A partir da ficção, Padura mostra os desafios e os limites da busca da verdade", afirmou o presidente do júri, Darío Villanueva.

Padura, de 59 anos, conquistou um grande sucesso internacional com a série de livros protagonizados pelo detetive Mario Conde. "É um autor arraigado em sua tradição e decididamente contemporâneo; um indagador do culto e do popular; um intelectual independente, de firme temperamento ético", completou o júri. Padura conseguiu um grande sucesso no Brasil com o livro "O homem que amava os cachorros".



A Fundação Príncipe das Astúrias foi rebatizada como Fundação Princesa das Astúrias em homenagem a Leonor de Borbón, de 9 anos, nova herdeira do trono da Espanha após a proclamação de seu pai, Felipe VI, como novo monarca em junho do ano passado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação