Diversão e Arte

Criolo e Ivete Sangalo interpretam canções de Tim Maia

As releituras buscam uma sonoridade atualizada

Irlam Rocha Lima
postado em 14/06/2015 07:30
As releituras buscam uma sonoridade atualizada
Um encontro inusitado, que vem recebendo acolhida calorosa, é o protagonizado por Ivete Sangalo e Criolo, no projeto Nívia Viva Tim Maia. Depois se estrear no Rio de Janeiro, no fim de março, e passar por Porto Alegre e Recife, o espetáculo chega hoje a Brasilia para apresentação, às 17h, na Praça das Fontes do Parque da Cidade.

Além do legado do Síndico, o atrativo do show é a parceria inédita ; desde já, histórica ; entre a cantora baiana, reluzente estrela do showbiz nacional, e o rapper paulistano, a maior revelação da MPB desta década. Em cena, eles vão passear pelo extenso legado do cantor e compositor carioca, representado no roteiro por 28 músicas, lançadas entre 1969 e 1986.

O Viva Tim Maia tem direção geral de Monique Gardenberg e direção musical do maestro Daniel Ganjaman. Acompanhados por orquestra integrada por 14 instrumentistas, Ivete tem presença maior no palco, ao interpretar 12 canções; enquanto Criolo canta sete. Eles juntam as vozes em outras nove. A maioria é de clássicos, como Não quero dinheiro, Chocolate, Do Leme ao Pontal, Me dê motivo, O descobridor dos sete mares e Você e eu, eu e você.

Mas há, também, as lado B, recolhidas do baú de Tim, entre as quais, Lamento, Telefone e Zapatta, além de Bom senso, da fase Racional. Todas ganharam arranjos, que prestam tributo à orquestração da Vitória Régia, a banda que acompanhava o genial soulman brasileiro. ;Como se trata de releitura de canções do Tim, busquei uma sonoridade mais atual, mas que respeitasse as características dos arranjos originais, criados por ele e pela Vitória Régia;, explica Ganjaman.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação