Ricardo Daehn
postado em 15/06/2015 10:39
Pelas particularidades da cultura do Uruguai - num evento estendido por cinco dias, na cidade -, a Semana da Língua Espanhola em Homenagem ao Uruguai, começa hoje, com múltiplas atividades gratuitas, no Instituto Cervantes (707/907 Sul). Falado no mundo por mais de 600 milhões de pessoas e comemorado numa data chamada Dia E, o idioma espanhol é objeto de celebração dos programas culturais nas áreas de cinema, teatro e literatura.[SAIBAMAIS]Contrariando o próprio nome, a peça Ensaio geral, a ser encenada hoje às 19h30, tem direção do uruguaio radicado em Brasília Hugo Rodas. Montado pela Agrupação Teatral Amacaca, o espetáculo reacende lembranças do diretor teatral, quando comandou o grupo Pitu, emblemático na capital dos anos 1970.
Em campo musical, e partindo da palavra "amor", a aposta é em elementos teatrais criados com suporte de plasticidade e dança. Polivalente, Rodas atua em frentes de iluminação, cenografia e figurino.
Na véspera do encerramento do evento que coincidirá com o dia de nascimento do libertador uruguaio José Artigas, quinta-feira, a partir das 17h, o pesquisador José Luis Martínez, doutor em letras pela USP, estará na Biblioteca Ángel Crespo (no Cervantes), tratando da literatura uruguaia do século 20. Ainda na área dos estudos e aprofundamentos culturais, amanhã, a partir das 16h, interessados poderão acompanhar a oficina Uruguai no Cinema e Cinema no Uruguai, ministrada pelo professor da UnB Pedro Russi, concentrado em tópicos como produção e dinâmica histórica dos filmes uruguaios.
Até sexta-feira, o Ciclo de Cinema Uruguaio, integrado ao evento, projetará oito filmes, entre longas e curtas-metragens. Amanhã, às 19h30, será a vez de Palavras verdadeiras, documentário que destrincha vida e obra de Mario Benedetti, poeta e ensaísta que, em 88 anos de vida, participou como ator de três filmes e inspirou, a partir da literatura, ao menos 20 produções.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .