Diversão e Arte

Conta no Twitter faz sucesso ao misturar arte medieval e cultura urbana

Perfil Medieval Reactions viraliza nas redes sociais ao trazer humor inusitado

Rebeca Oliveira
postado em 15/06/2015 11:03
Humor e arte medieval são dois elementos que parecem não conversar entre si. Mas no universo dos memes da internet, todo casamento, quando feito com criatividade, é bem-vindo. A conta Medieval Reactions (ou reações medievais, em tradução literal) criada por Cathal Berragan no Twitter é uma prova de como alguns assuntos que não teriam espaço em meios tradicionais, como galerias, podem viralizar rapidamente no território da web.

Estudante de filosofia na Universidade de Warwick, no Reino Unido, Berragan conseguiu 200 mil seguidores em menos de 10 dias com as imagens que apresentam obras antigas e legendas que remetem à cultura urbana. Hoje, são 313 mil usuários acompanhando as provocativas publicações, que misturam arte clássica e situações cotidianas. A vida noturna é o tema principal, herança dos pubs ingleses que Cathal frequenta.

[SAIBAMAIS]Ao Correio, ele conta como teve a ideia de reunir memes da cultura pop e os traços antigos. "Percebi que deve haver toneladas de imagens antigas que eu posso se relacionam com a vida moderna. Durante minha pesquisa, notei que os desenhos da Idade Média foram o mais bizarro e diversificado possível", recorda-se.

O britânico crê na máxima de que, para criar um meme do sucesso, é preciso tentar de tudo. "É extremamente difícil prever o que vai se tornar um viral, por isso, é importante agir de acordo com uma idéia assim que você a tenha. Há uma boa chance de que ela exploda, se for inteligente o bastante", comenta. As obras de arte do conteúdo foram inteiramente encontradas on-line. O mais demorado, segundo ele, era escrever as legendas dos tweets. Hoje, Berragan é um "criador de memes" profissional. A conta Medieval Reactions o rendeu um emprego em uma agência de marketing digital inglesa, especializada em campanhas para redes sociais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação