postado em 17/06/2015 18:28
Rodeada pelas águas do mediterrâneno, a península italiana, Racale, foi durante séculos o local ideal para a produção de oliveiras. Mas agora, devido ao ataque de rápida dispersão da bactéria Xylella fastidiosa, um milhão de árvores estão infectadas.
A Itália, que é considerada a segunda maior produtora de azeitonas do mundo, apresentava uma paisagem rural coberta por folhagens, mas atualmente precisa lidar com uma aparência seca e encontrar soluções para impedir a propagação da praga.
De acordo com o jornal The New York Times, o broto bacteriano que chegou por meio de mudas importadas da Costa Rica, já destruiu plantações brasileiras e vinhedos da Califórnia. Segundo especialistas, uma zona de amortecimento não seria o suficiente para solucionar o problema do sul europeu.
No momento, a europa está vivenciando um problema que atacou durante um longo período o continente americano, segundo estudiosos italianos, agricultores brasileiros, que produzem 60% da oferta de suco mundial, enfrentam problemas similares.