Diversão e Arte

Guitarrista Stanley Jordan se apresenta no Parque da Cidade

O pianista, professor e entusiasta da tecnologia fará show gratuito no domingo

postado em 20/06/2015 07:34
O pianista, professor e entusiasta da tecnologia fará show gratuito no domingo
Nascido em Chicago, Illinois, em 1959, Stanley Jordan é um dos mais inventivos guitarristas contemporâneos de jazz fusion. Precursor de uma técnica chamada tapping, na qual utiliza as duas mãos no braço do instrumento para tocar, ampliando as possibilidades rÍtmicas e harmônicas, o americano de 55 anos se apresentará na capital no domingo (21/6), a partir das 20h45, ao lado do baixista Dudu Lima, como parte do Festival BB Seguridade de Blues, que acontecerá no Parque da Cidade.

[SAIBAMAIS]A parceria com um músico brasileiro não é novidade na carreira de Jordan, que começou aos 6 anos com o piano. Além de Dudu, com quem tocou já em 2012 no disco Dudu Lima Trio ; ao vivo no Cine Theatro Central com o também brasileiro Ivan ;Mamão; Conti, parcerias já foram feitas com o guitarrista Armandinho, o bandolinista Hamilton de Holanda, entre outros. ;Como estudante de jazz, sempre senti uma forte conexão com a música brasileira. Sentimento que só aumentou quando comecei a visitar o país;, afirmou, em entrevista ao Correio.

A paixão pela música brasileira já o trouxe ao Brasil em diversas ocasiões, inclusive à capital, onde se apresentou pela última vez em 2012, na Associação Médica de Brasília. ;A capital do Brasil me lembra muito Washington. Um centro político com arquitetura moderna, culturalmente bem diversificada;, disse.

O que a música brasileira representa na sua carreira?
Como estudante de jazz, eu tive contato com a música brasileira desde muito jovem. Sempre escutei muita bossa-nova e samba, ritmos dos quais o jazz tira inspiração. Essa conexão se fortaleceu quando eu comecei a visitar o Brasil e percebi que a paleta cultural era muito maior e mais rica do que eu conhecia. Como um músico que gosta de explorar novas sonoridades, acredito que o estudo da música brasileira tenha me ajudado a fazer progresso nesse objetivo.

Quais são as suas melhores recordações de tocar no Brasil e na capital?
Eu me lembro de tocar em uma favela no Rio de Janeiro e as crianças me receberem com um cartaz escrito ;Bem-vindo, Stanley;. As pessoas me perguntaram se eu não fiquei com medo do local, mas eu só senti amor. Lembro também uma ocasião em que toquei em Olinda com outros músicos no meio da rua. Foi uma experiência musical especial. Já Brasília me lembra Washington. A arquitetura é muito interessante, moderna. O visual, o cerrado, a terra vermelha, tudo parece tão rico e moderno.

O que o público pode esperar deste show?

Em minhas visitas ao Brasil, o Dudu Lima sempre costuma tocar com a minha banda, meu repertório. Dessa vez, eu serei convidado dele, então a questão do set list ficará por conta dele e do seu grupo. Tenho certeza, porém, de que tocaremos muito material da minha discografia e algumas versões de clássicos do rock.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação