Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Postal com desenho de Picasso vendido por 166.000 euros

O valor representa um recorde mundial para um cartão postal, segundo a casa de leilões Gärtner

Um cartão postal com um desenho de Pablo Picasso foi vendido neste sábado por 166.000 euros (188.400 dólares) em um leilão na Alemanha, anunciaram os organizadores da venda.

O valor representa um recorde mundial para um cartão postal, segundo a casa de leilões G;rtner, com sede em Bietigheim-Bissingen, perto de Stuttgart, sul da Alemanha. O comprador, um "colecionador do outro lado do Atlântico", segundo um comunicado, fez a oferta por telefone. A disputa começou com o preço de 100.000 euros.

[SAIBAMAIS]Com as comissões envolvidas, o comprador vai desembolsar mais de 200.000 euros na operação. O postal, com uma vista aérea de Pau, sudoeste da França, foi enviado por Picasso em 5 de setembro de 1918 a seu amigo, testemunha de casamento e famoso poeta Guillaume Apollinaire.

Leia mais notícias em Diversão e Arte

Mas ao invés de escrever na parte de trás, o artista espanhol fez um desenho "que pode ser incluído em sua série cubista ;A natureza morta;", explica a G;rtner, que conseguiu comprovar a autenticidade da obra. O postal nunca chegou ao destinatário. Picasso escreveu o nome do amigo em espanhol, "Don Guillermo Apollinaire", o que provocou a devolução do cartão ao remetente.

Poucos meses depois, Apollinaire, debilitado por um ferimento de guerra, morreu vítima da gripe espanhola. A casa de leilões G;rtner explicou ter recebido o cartão de um francês, "uma personalidade do mundo empresarial".