Diversão e Arte

Postal com desenho de Picasso vendido por 166.000 euros

O valor representa um recorde mundial para um cartão postal, segundo a casa de leilões Gärtner

Agência France-Presse
postado em 20/06/2015 11:19
Um cartão postal com um desenho de Pablo Picasso foi vendido neste sábado por 166.000 euros (188.400 dólares) em um leilão na Alemanha, anunciaram os organizadores da venda.

O valor representa um recorde mundial para um cartão postal, segundo a casa de leilões G;rtner, com sede em Bietigheim-Bissingen, perto de Stuttgart, sul da Alemanha. O comprador, um "colecionador do outro lado do Atlântico", segundo um comunicado, fez a oferta por telefone. A disputa começou com o preço de 100.000 euros.

[SAIBAMAIS]Com as comissões envolvidas, o comprador vai desembolsar mais de 200.000 euros na operação. O postal, com uma vista aérea de Pau, sudoeste da França, foi enviado por Picasso em 5 de setembro de 1918 a seu amigo, testemunha de casamento e famoso poeta Guillaume Apollinaire.

Leia mais notícias em Diversão e Arte

Mas ao invés de escrever na parte de trás, o artista espanhol fez um desenho "que pode ser incluído em sua série cubista ;A natureza morta;", explica a G;rtner, que conseguiu comprovar a autenticidade da obra. O postal nunca chegou ao destinatário. Picasso escreveu o nome do amigo em espanhol, "Don Guillermo Apollinaire", o que provocou a devolução do cartão ao remetente.

Poucos meses depois, Apollinaire, debilitado por um ferimento de guerra, morreu vítima da gripe espanhola. A casa de leilões G;rtner explicou ter recebido o cartão de um francês, "uma personalidade do mundo empresarial".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação