Diversão e Arte

Músicos transformam a casa em estúdio para gravar discos

Dudu Maia, por exemplo, já gravou quatro discos só este ano no estúdio/casa que montou

Especial para o Correio
postado em 22/06/2015 07:35

Dudu Maia grava discos e um programa de televisão na sala do apartamento em que vive, no fim da Asa Norte

Um músico com o próprio estúdio dentro de casa. Há alguns anos, a ideia poderia soar inverossímil, mas a acessibilidade em adquirir equipamentos aumentou e tornou o sonho possível. Em Brasília, dois músicos tiraram o projeto do papel. Um deles é Dudu Maia. Referência do bandolim na cidade, Dudu também tem uma carreira internacional consolidada e, graças às viagens ao exterior, pode trazer equipamentos do exterior para cá. ;Há quatro anos, eu consegui montar o meu estúdio, Casa do Som. Sou apaixonado pela questão de gravar desde pequeno e sempre estive ligado à produção musical. Vou aos Estados Unidos três vezes por ano e, entre idas e vindas, comprei máquinas e microfones, entre outras coisas;, conta Dudu.

No início, o plano era alugar um espaço tradicional, porém, as gravações na sala do músico sempre ficavam boas. Os móveis do apartamento, localizado na Asa Norte, interagem com a acústica da sala e, de alguma forma, ajudam a moldar o som no ambiente. Com o tempo, o cômodo foi se tornando um estúdio autêntico e ganhou outros recursos, como isolamento acústico e ar-condicionado.

;As pessoas gostam de gravar aqui, porque é diferente de estar em um estúdio com hora marcada. A inspiração não vem por encomenda. Na Casa do Som, os artistas se sentem em casa, há um clima mais intimista, o que dá espaço para manifestações artísticas mais espontâneas;, observa. ;É um ambiente sério, que só funciona em horário comercial. Levo em conta a questão de afinidade e de música. Só entram artistas cujo o trabalho eu conheço e acredito;, completa Dudu.

[SAIBAMAIS]Só em 2015, já foram gravados quatro discos. E o ritmo deve se manter pelos próximos meses. ;Estamos vivendo um bom momento em Brasília. Todos os músicos são amigos e criam muito juntos;, conta Dudu. Mas os vizinhos não reclamam? ;Eles adoram. Outro dia, encontrei um no elevador e eu perguntei se a música estava incomodando. Ele respondeu: ;vai me incomodar no dia em que parar com essa música maravilhosa;. Eles entenderam que barulho é uma coisa e música é outra, pois ela é feita com qualidade e amor;, destaca a música.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação