Diversão e Arte

Orquestra Sinfônica faz homenagem à cantora tcheca na Igreja Dom Bosco

Sob regência de Laércio Diniz, o programa inclui compositores como Mozart

postado em 23/06/2015 07:34

A mezzosoprano tcheca Edita Randová é um dos principais nomes da música clássica em seu país

Klementina Kalasová usava o nome artístico de Clémence Kalas e fez muito sucesso na Europa do século 19, onde atuou em óperas como contralto. A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob a regência do maestro carioca Laércio Diniz, realiza, nesta terça-feira (23/6), com participação da mezzosoprano tcheca Edita Randová, concerto que presta homenagem a uma das maiores cantoras líricas do país da Europa Central.

A ideia da apresentação, resultado de uma parceria entre a Embaixada da República Tcheca, em Brasília; a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), é resgatar a memória de Clémence Kalas, que fez sucesso em Salvador quando integrava a companhia de Carlos Gomes (1836-1896). Ela morreu aos 39 anos, na capital baiana, vítima de febre amarela.

Edita Randová é uma das principais cantoras de música clássica da República Tcheca. Possui um timbre de voz cativante, apoiada pela impecável técnica de canto. Estudou canto com Milada Musilová e Marta Bohácová. Frequentou cursos vocais internacionais sob a direção de Eva Randová. Em 1992 começou a carreira no Teatro Musical em Karlin e na Ópera Estatal de Praga. Atualmente, participa, principalmente, de concertos e festivais.

Ao longo da carreira se apresentou em importantes salas de concerto na Europa, no México, no EUA, no Canadá, na China e na Austrália. Participou em festivais internacionais sob a regência de importantes maestros tchecos e internacionais. Colaborou com a Orquestra Sinfônica da Radio Cesk; Rozhlas, a Orquestra Sinfônica de Praga, a Orquestra Filarmônica Hradec Kralove, a Camerata Polifônica Siciliana, a Orquestra de Câmara de Londres, a Orquestra de Ópera de Stowe, a Orquestra de Câmara Lincolnwood, a Orquestra Filarmônica de Gana, a Orquestra Sinfônica da Província de Bari, a Orquestra Sinfônica da UAC, a Orquestra de Câmara de Morelos, a Orquestra Sinfônica de Oaxaca, e a Orquestra Filarmônica da Romênia, entre outras. Em 2009 estreou como Madalena na ópera Rigoletto de Giuseppe Verdi no México.

[SAIBAMAIS]Sob a batuta do carioca Laércio Diniz, o programa traz, entre outras peças, A flauta mágica, de Wolfgang Amadeus Mozart; Xerxes (aria Ombra mai fu), de Georg Friedrich Handel; L;incoronazione di Dario, de Vivaldi. Laércio começou a carreira internacional regendo a Bachiana Chamber Orchestra, no Carnegie Hall em Nova York, reafirmando um ano depois, regendo o pianista David Brubeck no Lincoln Center.

Em agosto de 2015 gravará em Berlim, com a orquestra Das Freie Orchestra Berlin, o CD Suspended op.6 com música do Israelense Nimrod Borenstein, iniciando uma série de gravações com a orquestra e com o selo alemão Solaire.

SERVIÇO
Concerto Tcheco
Com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. Hoje, às 20h, no Santuário Dom Bosco (702 Sul). Os ingressos devem ser retirados até as 16h na portaria da Secretaria de Cultura e, no local do evento, hoje, a partir das 17h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação