Diversão e Arte

Brasília atrai instrumentistas latino-americanos e europeus

Representantes de países como Cuba e Uruguai compõem grupos e se apresentam sozinhos nos palcos da capital

Irlam Rocha Lima
postado em 23/06/2015 07:37

Músicos estrangeiros sob o fundo da cidade espacial: fusão de ritmos e estilos
Na criação do caldo cultural de Brasília têm sido adicionados saborosos ingredientes trazidos de diferentes regiões do Brasil e de vários países. Com cinco décadas de existência, a capital é vista como importante e diversificado celeiro musical, responsável por revelar compositores, instrumentistas e intérpretes, que brilham nas cenas nacional e internacional. De Renato Russo a Hamilton de Holanda, são muitos os exemplos.

Generosa, ao longo do tempo, a cidade acolheu e continua acolhendo artistas que chegam aqui em busca de oportunidades para mostrar o seu trabalho. Entre eles, estão músicos estrangeiros, originários de Cuba, do Uruguai, do Chile, da Colômbia, da Venezuela, dos Estados Unidos e da França. Ao dialogarem com os brasileiros, criam uma nova sonoridade, proporcionada pela fusão de ritmos e estilos, mas sem perder essência da produção original.

[SAIBAMAIS]A maioria desses músicos se incorporou a grupos; outros optam por participar de diversas formações, inclusive da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional; e há aqueles que desenvolvem projetos individuais. Todos, com ativa presença no circuito no noturno, vêm angariando a admiração do brasiliense ;, sempre em busca de novidades ou do já consagrado.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação