Diversão e Arte

Músicos acusam Seu Jorge de se apropriar indevidamente de canções

Segundo artistas de Brasília, Tive razão e Carolina, por exemplo, seriam criações locais

postado em 27/06/2015 07:32
Seu Jorge alegou mudança de endereço diversas vezes e acabou postergando o processo judicial

A novela veio a público recentemente, mas começou em 2002. Consta no enredo que o cantor e compositor Seu Jorge teria se apropriado indevidamente de algumas canções. Algumas delas responsáveis por alavancar a carreira solo do artista carioca, como Tive razão e Carolina. As acusações partem de dois músicos brasilienses, Kiko Freitas e Ricardo Garcia. ; Na verdade, quando o processo teve início, rolou um reboliço também. Mas, agora, que finalmente alguns passos foram dados, a repercussão foi maior;, conta Kiko, em entrevista exclusiva ao Correio.

De acordo com o músico de Brasília, o processo demorou anos para avançar por conta de algumas ferramentas judiciais que Seu Jorge soube aproveitar: ;Inicialmente, o foro eleito para debater a disputa seria Brasília, mas acabou sendo alterado para o Rio de Janeiro, residência do réu. O problema foi que Seu Jorge alegou várias mudanças de endereço ao longo dos anos, tornando impossível a notificação oficial;, explica Kiko.

Finalmente, no último mês, autor e réu se encontraram, pela primeira vez, em um audiência na 5; Vara Cível do Fórum da Capital, no Rio de Janeiro.

As apropriações
Quando os brasilienses e Seu Jorge se cruzaram pela primeira vez, jamais poderiam imaginar que um conflito acabaria eclodindo do encontro. Pelo contrário. A intenção era a melhor e mais producente possível. Ricardo Garcia, atualmente um designer com carreira nos Estados Unidos, havia convidado Kiko para produzir um disco intitulado Gafieira S.A..

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação