Diversão e Arte

Baixista e cofundador da banda Yes, Chris Squire morre aos 67 anos

Músico tocava na banda de rock progressivo desde 1968

Rebeca Oliveira
postado em 28/06/2015 15:22
Squire era referência pelo uso de efeitos de guitarra no baixoPor meio de comunicado oficial, a banda Yes anunciou a morte do baixista e cofundador Chris Squire na noite desse sábado (27/6). O músico passava por um tratamento de leucemia linfoide aguda e, segundo o comunicado, faleceu em Phoenix, Arizona, nos Estados Unidos. Squire passou os últimos momentos da vida ;nos braços de sua mulher, Scotty;. Chris deixa esposa e cinco filhos.

Squire tocava no Yes desde 1968 e, atualmente, era o único integrante a participar de todos os 21 discos do grupo. Em nota, Chris havia comunicado que não participaria da próxima turnê da banda, prevista para novembro, nos EUA. ;Será a primeira vez que o Yes se apresentará sem mim;, divulgou em nota. A banda estava em recesso desde maio, quando Squire anunciou a doença.



O britânico era uma referência pelo uso de efeitos de guitarra no baixo. Era considerado um dos baixistas mais importantes de todos os tempos. Na formação atual, o Yes, além de Chris Squire, contava com Geoff Downes (teclados), Jon Davidson (vocal), Steve Howe e Billy Sherwood (guitarras) e Alan White (bateria).

Fãs lamentam
Na internet, fãs comentaram a morte do cofundador do Yes nas redes sociais. O grupo se apresentou algumas vezes no país, entre elas no primeiro Rock In Rio, em 1985. A última visita ao Brasil foi em 2013. ;RIP, minha maior referência como baixista, goodbye Chris Squire!”, tuítou Paulo Ricardo, jurado do Superstar. ;RIP e obrigado;, escreveu o guitarrista Joe Satriani.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação