Diversão e Arte

Novos serviços de streaming chegam e reforçam crescimento da plataforma

Nesta terça-feira (30/6), a Apple lança seu streaming para concorrer com nomes como Spotify e Deezer

Adriana Izel, Rebeca Oliveira
postado em 30/06/2015 07:30
Nesta terça-feira (30/6), a Apple lança seu streaming para concorrer com nomes como Spotify e Deezer
O mercado de distribuição e de compra de música pela internet durante muito tempo foi dominado pelo iTunes, da Apple. No entanto, muitos usuários abandonaram o modelo por considerar sua média de preço (cerca de US$ 9 por álbum) um valor muito alto se comparado ao que poderiam usufruir assinando serviços de streaming que fazem exatamente o mesmo, mas cobrando pouco ; ou, em alguns casos, nada ; dos consumidores. A partir de hoje, o imbróglio começará a ser resolvido: mais de 100 países passam a contar com o Apple Music, o streaming da marca.

A entrada da gigante americana promete mexer com as estruturas do mercado musical de streaming, um formato que ; acreditam alguns artistas, empresários e produtores ; pode livrar o entretenimento da pirataria. A Apple Music engrossa a lista de opções de onde já despontam nomes como o Spotify, Deezer, Rdio e Last.fm, para citar exemplos apenas na cena musical.

Embora representem 28% de todo o consumo de música para a maioria das pessoas no Brasil (contra 76,4% do rádio, segundo dados do instituto de pesquisa on-line Opinion Box), lá fora, o streaming passa, diariamente, a se consolidar e crescer de forma exponencial. Em alguns segmentos, surge como uma das principais ferramentas de consumo cultural. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma análise do grupo FBR Capital Markets divulgada na semana passada apontou que a audiência da Netflix, responsável por séries como House of cards, deverá ultrapassar a de todas as redes de televisão dos Estados Unidos.

Nesta terça-feira (30/6), a Apple lança seu streaming para concorrer com nomes como Spotify e Deezer
;Acho que estamos vivendo um momento de transição entre plataformas e formas de consumir conteúdo. A modernização de hardware e o aumento na qualidade dos serviços de streaming indicam que essa forma de consumo só ira ganhar cada vez mais mercado;, destaca o especialista em mídia digital e consultor em comunicação digital, Celso Fortes.

Propaganda inusitada

Estratégia de marketing ou debate genuíno, a briga entre Taylor Swift e a Apple Music colocou em evidência o mais novo serviço de streaming disponível no mercado. No início da semana passada, a cantora publicou uma carta aberta à gigante do setor onde explicava as razões para não submeter o álbum 1989 ; o disco mais vendido de 2014 e, até agora, o de 2015 ; para audição na plataforma. ;Nós não pedimos iPhones de graça a vocês. Por favor, não nos peçam para abastecermos vocês com nossa música sem nenhuma compensação;, alfinetou a cantora pop mais importante do momento.

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